Viral

No WhatsApp, empresários bolsonaristas pedem ajuda divina pela vitória

Grupo com grandes empresários de Goiás tem apelo por oração para "livrar das garras do comunismo". Mensagem religiosa é mote na reta final

Por Metrópoles 21/09/2022 11h11
No WhatsApp, empresários bolsonaristas pedem ajuda divina pela vitória
Bolsozap - Foto: Reprodução/Metrópoles

O uso da fé na política tem ganhado novos patamares em grupos de WhatsApp bolsonaristas, conforme se aproxima a data do 1º turno das eleições de 2022. Pesquisas eleitorais têm revelado que Luís Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na frente de Jair Messias Bolsonaro (PL) e isso tem incentivado os apoiadores do presidente a apelarem à intervenção divina.

Mensagens publicadas em grupos de WhatsApp apostam na dicotomia Deus/Diabo e bem/mal, além de pedir intercessão dos céus no resultado das eleições. O conteúdo espiritual foi publicado, inclusive, em um grupo com importantes empresários de Goiás esta semana, logo após divulgação de pesquisa IPEC (antigo Ibope) que aponta vantagem petista na disputa.

“Para quem acredita no poder da oração! Católicos, evangélicos, espíritas. Estamos pedindo aos participantes desse grupo e de outros que orem diariamente (sugerido: 21 horas) pelo Brasil, para nos livrar das garras do comunismo disfarçado em socialismo tão apregoado pela esquerda”, escreveu um dos participantes do Líderes Empresariais GO.

Um outro empresário sugeriu ir até uma igreja para marcar uma oração e uma campanha pelo país e pelo futuro.

“Há muito venho sentimento meu coração me mostrando isso, e hoje tive a confirmação, vou orar três vezes ao dia e de joelhos no chão”, escreveu outro, pedindo proteção ao presidente e a vitória em outubro, “não deixando nossa nação voltar às trevas”.

O grupo é formado pela nata do empresariado de Goiás. Boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) do estado está ali representada. Tem proprietários e acionistas das principais indústrias de vários segmentos: alimentício, agronegócio, farmacêutico, automotivo e outros. Inclui, ainda, líderes de várias entidades representativas ligadas a indústria, agronegócio e terceiro setor.

O perfil do grupo de WhatsApp é majoritariamente de aliados de Jair Bolsonaro. Alguns poucos gatos pingados têm posições contrárias ao atual presidente e se manifestam às vezes. Se existe eleitor ou empresário mais à esquerda, este simplesmente não tem se manifestado nos últimos tempos.

O que prevalece no Líderes Empresariais GO é a defesa ferrenha de Bolsonaro. E agora, na reta final, vale até apelar para a intervenção do Altíssimo para tentar garantir a reeleição do presidente.

Sacrifício de animais
Mas os pedidos de oração não se restringem à classe empresarial. Os pedidos de intercessão de Deus na eleição se repetem em outros grupos de apoiadores de Bolsonaro. Mas as mensagens não param por aí e incluem teorias da conspiração.

Em uma corrente disparada no WhatsApp, a oração tem um motivo ainda mais grave, que seria a relação entre o candidato Lula e o próprio Diabo.

Na mensagem é relatado a encomenda de 100 touros que seriam sacrificados para Satanás em favor do petista. Crianças também seriam sacrificadas, segundo a conspiração.

“Não é só o voto, a igreja de Cristo precisa tomar posição de guerra, porque o mundo espiritual entrará em batalha”, diz um trecho da corrente.

Jair de Deus
Ao mesmo tempo que o candidato do PT é associado ao mal encarnado, o atual presidente é comparado a personagens bíblicos e colocado como uma espécie de profeta escolhido por Deus.

Em um grupo de direita com pessoas de Goiás e de várias partes do país, voltou a circular o versículo bíblico que fala do juiz Jair, personagem bíblico do livro de Juízes que governou Israel por 22 anos.

“É muita coincidência ou estou louco”, escreveu a pessoa que compartilhou o versículo. Essa relação entre o personagem religioso e o presidente também foi feita no meio evangélico na eleição de 2018.

Além do que já foi relatado, há também formações de correntes de orações a favor da reeleição de Bolsonaro. Há, ainda, circulação de áudios de pessoas clamando para que os cristãos orem para afastar o risco do mal do Comunismo do Brasil, entre outras mensagens parecidas.