TRE vai a unidades de ensino para preenchimento de cédulas que serão utilizadas no teste de integridade das urnas
O processo de preenchimento das cédulas é uma das etapas do processo de auditoria das urnas eletrônicas

Durante toda esta semana, representantes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) estiveram em unidades de ensino de Maceió para o preenchimento das cédulas que serão utilizadas na Auditoria da Votação Eletrônica (Teste de Integridade), que será realizada simultaneamente à votação do primeiro turno, no dia 2 de outubro. O processo de preenchimento das cédulas é uma das etapas do processo de auditoria das urnas eletrônicas.
A auditoria da votação eletrônica é um dos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação, demonstrando à sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é segura e auditável. Acompanhado por empresa de auditoria externa, o Teste de Integridade simula uma votação normal em urnas escolhidas previamente em audiência pública. O procedimento consiste em uma espécie de batimento, cujo objetivo é verificar se os votos registrados em cédulas de papel correspondem aos mesmos votos que serão digitados concomitantemente na urna eletrônica e no Sistema de Apoio à Votação.
Antes de solicitar que os estudantes preencham as cédulas, os representantes da CAVE falam sobre o processo eletrônico de votação e sobre a transparência e possibilidade de auditar as urnas eletrônicas. O Teste de Integridade pode ser fiscalizado por instituições como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por partidos políticos e por representantes da sociedade civil e será transmitido pelo canal do TRE de Alagoas no YouTube.
Este ano, o teste de integridade acontecerá no auditório da OAB, em Maceió, e na UNIT, onde haverá o teste de integridade com o uso da biometria dos eleitores, uma das maiores novidades desta eleição. A ação de preenchimentos das cédulas foi uma parceria entre a CAVE e a Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas (EJE).
Últimas notícias

TJAL anuncia Justiça Itinerante em Jacuípe nesta sexta-feira (10)

Escolha de Renan Calheiros como relator do projeto de isenção do IR é vista com temor pelo governo Lula

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Benedito Bentes

Cresce rejeição à anistia e maioria é contra reduzir penas dos condenados de 8/1

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
