Eleições 2022

Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes vota em São Paulo

Após o pleito, presidente do Tribunal Superior Eleitoral volta a Brasília para atividades relacionadas à votação

Por CNN Brasil 02/10/2022 11h11
Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes vota em São Paulo
Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes vota em São Paulo - Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, chegou para votar em uma escola particular do Jardim América, na Zona Oeste de São Paulo, por volta das 9 horas da manhã deste domingo (2). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) estava acompanhado de seguranças e de parte da equipe do TSE. Na saída, falou rapidamente com jornalistas.

“Já estamos com uma hora das eleições, com tranquilidade, com segurança. Os eleitores e as eleitoras já estão se dirigindo, tanto no Brasil quanto no exterior, desde o início da madrugada na Nova Zelândia, agora Lisboa, Paris e aqui no Brasil. Tudo correndo com absoluta tranquilidade e nós temos certeza que no final do dia teremos já os resultados com tranquilidade. Peço ao eleitor que compareça, vote, volte para casa, vá almoçar e depois à tarde aproveite o domingo. Boa eleição a todos”, disse o ministro.

Pouco antes das 8h da manhã, um representante da equipe de segurança de Moraes esteve na escola para uma última checagem. O local passou por vistoria nos últimos dois dias.

Depois da votação, Moraes seguiu direto para o Aeroporto de Congonhas para embarcar num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino a Brasília.

Na capital federal, o presidente do TSE participa de atividades voltadas ao primeiro turno das eleições 2022. Pela agenda oficial, primeiro ele acompanha o projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas.

Depois, segue para a Câmara Legislativa do Distrito Federal para presenciar o Teste de Integridade convencional, realizado pelo Tribunal Regional do Distrito Federal. O procedimento acontece nos dias de votação para comprovar a segurança e a confiabilidade do pleito.

O presidente do TSE ainda visita neste domingo o Centro Integrado de Comando e Controle, que vai atuar na prevenção e repressão aos crimes eleitorais.