Aprovado projeto do Delegado Fabio Costa que prevê reforço para reduzir déficit escolar da pandemia
Proposta é direcionada aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta quarta-feira (19), o projeto de lei do vereador Delegado Fabio Costa (PP) que cria o programa ‘Resgate do Conhecimento’ na rede pública de ensino. A proposta visa oferecer reforço escolar para minimizar o déficit educacional de aprendizagem dos alunos durante a pandemia de Covid-19.
A matéria foi analisada em segunda discussão, durante a sessão ordinária, e passou pelo crivo dos vereadores por unanimidade.
“Sem dúvidas, com o surgimento da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, o déficit de aprendizagem tornou-se um abismo gigantesco. São notáveis as dificuldades que professores, pais e alunos enfrentaram sem aulas e/ou com ensino remoto. Pensando em amenizar a defasagem do ensino, propus este projeto para dar maior qualidade ao ensino público municipal”, ressaltou o vereador.
Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está autorizada a oferecer aulas de reforço aos estudantes do ensino fundamental (do 2º ao 9º ano) na própria escola e em turnos diferentes.
A ideia é que as aulas extras sejam ministradas sobre matérias da grade curricular em que forem identificadas mais dificuldades de aprendizagem pelos alunos, além de reforçar os temas abordados em sala de aula.
O Resgate do Conhecimento terá como ações prioritárias o mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; dos alunos com maior número de faltas nas aulas remotas; a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período de pandemia; a designação de profissionais do magistério em quantidade suficiente para atendimento da demanda encontrada; e promoção de infraestrutura e recursos necessários aos professores responsáveis pelo reforço escolar.
O vereador salienta que o programa poderá ser oferecido aos demais alunos do ensino infantil, caso a Semed verifique a necessidade.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
