Aprovado projeto do Delegado Fabio Costa que prevê reforço para reduzir déficit escolar da pandemia
Proposta é direcionada aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta quarta-feira (19), o projeto de lei do vereador Delegado Fabio Costa (PP) que cria o programa ‘Resgate do Conhecimento’ na rede pública de ensino. A proposta visa oferecer reforço escolar para minimizar o déficit educacional de aprendizagem dos alunos durante a pandemia de Covid-19.
A matéria foi analisada em segunda discussão, durante a sessão ordinária, e passou pelo crivo dos vereadores por unanimidade.
“Sem dúvidas, com o surgimento da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, o déficit de aprendizagem tornou-se um abismo gigantesco. São notáveis as dificuldades que professores, pais e alunos enfrentaram sem aulas e/ou com ensino remoto. Pensando em amenizar a defasagem do ensino, propus este projeto para dar maior qualidade ao ensino público municipal”, ressaltou o vereador.
Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está autorizada a oferecer aulas de reforço aos estudantes do ensino fundamental (do 2º ao 9º ano) na própria escola e em turnos diferentes.
A ideia é que as aulas extras sejam ministradas sobre matérias da grade curricular em que forem identificadas mais dificuldades de aprendizagem pelos alunos, além de reforçar os temas abordados em sala de aula.
O Resgate do Conhecimento terá como ações prioritárias o mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; dos alunos com maior número de faltas nas aulas remotas; a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período de pandemia; a designação de profissionais do magistério em quantidade suficiente para atendimento da demanda encontrada; e promoção de infraestrutura e recursos necessários aos professores responsáveis pelo reforço escolar.
O vereador salienta que o programa poderá ser oferecido aos demais alunos do ensino infantil, caso a Semed verifique a necessidade.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
