Política

MDB pode ajudar o presidente Lula a fazer um governo amplo que dialogue com toda a sociedade, diz Renan Filho

O ex-governador analisa o atual momento como uma etapa de escuta e discussão

Por 7Segundos com Assessoria 03/11/2022 18h06
MDB pode ajudar o presidente Lula a fazer um governo amplo que dialogue com toda a sociedade, diz Renan Filho
Renan Filho - Foto: Assessoria

Em entrevista ao portal Poder 360, o senador eleito por Alagoas Renan Filho (MDB) afirmou que o MDB está à disposição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ajudar na governabilidade do país nesse momento de extrema polarização e dificuldade econômica. “O MDB está à disposição do presidente Lula para colaborar no Congresso Nacional com a governabilidade e para, se ele entender necessário, ajudá-lo a governar o país. Esse governo precisa ser um governo amplo, que dialogue com todos os segmentos da sociedade e eu acredito que o MDB é um partido capaz de colaborar nessa direção”, disse.

Renan Filho ressaltou o apoio no segundo turno para que o petista vencesse a eleição e que seu partido seguirá ao lado do presidente eleito para que as medidas necessárias à retomada do desenvolvimento do Brasil sejam implementadas. “Como ocorreu a vitória, nada mais natural que o partido siga apoiando para que as medidas que precisam ser tomadas no país sejam levadas adiante no Congresso Nacional, pra que o governo do presidente Lula seja um governo realizador, que faça o país reencontrar o crescimento econômico, a geração de emprego e de renda, cuide das pessoas nesse ano de 2023 com o Auxílio Brasil ou com o Bolsa Família, porque nós teremos um ano muito duro”, afirmou.

Em relação à participação do MDB no governo Lula, o ex-governador analisa o atual momento como uma etapa de escuta e discussão em torno dos projetos que o presidente eleito pensa em colocar em prática nos próximos quatro anos e assinala a importância de uma base política que redirecione o país. “Primeiro, a gente tem que discutir quais são as ideias do presidente Lula para governar o país, como ele vê a importância dos partidos políticos, como se dará essa sustentação, em quais partes essa sustentação se dará. Nós precisamos ter uma sustentação política republicana, que permita levar o país a retomar sua capacidade de investimento. Eu acredito que o presidente Lula vai conversar com todos. Acho que o partido pode colaborar tanto congressualmente quanto na própria composição do governo”, observou.

Sobre o seu papel no Senado Federal a partir do próximo ano, Renan Filho afirmou que vai chegar com humildade e senso de colaboração. Para ele, sua formação na área econômica e o trabalho de gestão fiscal realizado em Alagoas durante seu governo - que tirou o estado da lista dos cinco mais endividados para ser o que mais investe com recursos próprios no país - pode auxiliar no desafio que o Brasil tem pela frente que é o de voltar a crescer.

“Alagoas tem desempenho na área fiscal e de investimento muito relevante. Quando assumi, o estado nossa avaliação de risco era D, a pior do Brasil, hoje temos a melhor avaliação de risco entre os estados brasileiro, tivemos a maior redução do endividamento do país desde a redemocratização. Nós somos o estado que mais reduziu o endividamento vis a vis a receita corrente líquida e isso nos ajudou a nos tornar campeão de investimento no país. Acho que esse é um desafio do país também, voltar a investir. O presidente Lula tem falado nisso. Então, eu sinto que posso colaborar para os assuntos da área econômica, nessa temática do equilíbrio fiscal do país para retomar a confiança do setor produtivo, que é algo muito significativo”, concluiu.