MDB pode ajudar o presidente Lula a fazer um governo amplo que dialogue com toda a sociedade, diz Renan Filho
O ex-governador analisa o atual momento como uma etapa de escuta e discussão
Em entrevista ao portal Poder 360, o senador eleito por Alagoas Renan Filho (MDB) afirmou que o MDB está à disposição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ajudar na governabilidade do país nesse momento de extrema polarização e dificuldade econômica. “O MDB está à disposição do presidente Lula para colaborar no Congresso Nacional com a governabilidade e para, se ele entender necessário, ajudá-lo a governar o país. Esse governo precisa ser um governo amplo, que dialogue com todos os segmentos da sociedade e eu acredito que o MDB é um partido capaz de colaborar nessa direção”, disse.
Renan Filho ressaltou o apoio no segundo turno para que o petista vencesse a eleição e que seu partido seguirá ao lado do presidente eleito para que as medidas necessárias à retomada do desenvolvimento do Brasil sejam implementadas. “Como ocorreu a vitória, nada mais natural que o partido siga apoiando para que as medidas que precisam ser tomadas no país sejam levadas adiante no Congresso Nacional, pra que o governo do presidente Lula seja um governo realizador, que faça o país reencontrar o crescimento econômico, a geração de emprego e de renda, cuide das pessoas nesse ano de 2023 com o Auxílio Brasil ou com o Bolsa Família, porque nós teremos um ano muito duro”, afirmou.
Em relação à participação do MDB no governo Lula, o ex-governador analisa o atual momento como uma etapa de escuta e discussão em torno dos projetos que o presidente eleito pensa em colocar em prática nos próximos quatro anos e assinala a importância de uma base política que redirecione o país. “Primeiro, a gente tem que discutir quais são as ideias do presidente Lula para governar o país, como ele vê a importância dos partidos políticos, como se dará essa sustentação, em quais partes essa sustentação se dará. Nós precisamos ter uma sustentação política republicana, que permita levar o país a retomar sua capacidade de investimento. Eu acredito que o presidente Lula vai conversar com todos. Acho que o partido pode colaborar tanto congressualmente quanto na própria composição do governo”, observou.
Sobre o seu papel no Senado Federal a partir do próximo ano, Renan Filho afirmou que vai chegar com humildade e senso de colaboração. Para ele, sua formação na área econômica e o trabalho de gestão fiscal realizado em Alagoas durante seu governo - que tirou o estado da lista dos cinco mais endividados para ser o que mais investe com recursos próprios no país - pode auxiliar no desafio que o Brasil tem pela frente que é o de voltar a crescer.
“Alagoas tem desempenho na área fiscal e de investimento muito relevante. Quando assumi, o estado nossa avaliação de risco era D, a pior do Brasil, hoje temos a melhor avaliação de risco entre os estados brasileiro, tivemos a maior redução do endividamento do país desde a redemocratização. Nós somos o estado que mais reduziu o endividamento vis a vis a receita corrente líquida e isso nos ajudou a nos tornar campeão de investimento no país. Acho que esse é um desafio do país também, voltar a investir. O presidente Lula tem falado nisso. Então, eu sinto que posso colaborar para os assuntos da área econômica, nessa temática do equilíbrio fiscal do país para retomar a confiança do setor produtivo, que é algo muito significativo”, concluiu.
Últimas notícias
Criança de 4 anos entra em máquina de bichos de pelúcia; ‘Eu fiquei apavorada’, diz mãe
Trapezista morre após despencar dez metros durante apresentação em Sergipe
Prefeitura entregará Kits da 24ª Corrida da Emancipação de Arapiraca no Ginásio João Paulo II
Mais de 350 famílias de quilombolas conquistam o direito à água em Arapiraca
Veículo pega fogo e fica completamente carbonizado em Palmeira dos Índios
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
