Política

Nas redes, Renan Filho diz que equilíbrio fiscal é fundamental para proteger os mais pobres

Para ele, o crucial agora é o equilíbrio, fazer os gastos necessários para ajudar quem mais precisa com desenvolvimento econômico e confiança dos investidores

Por 7Segundos com Assessoria 11/11/2022 19h07 - Atualizado em 11/11/2022 19h07
Nas redes, Renan Filho diz que equilíbrio fiscal é fundamental para proteger os mais pobres
Renan Filho ao lado da esposa e filhos - Foto: Felipe Guimarães - 7Segundos

O senador eleito Renan Filho (MDB) publicou em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira uma avaliação sobre a conciliação entre responsabilidade social e boa gestão fiscal, tema que vem ocupando o noticiário nacional desde o pronunciamento de ontem do presidente Lula, que acabou mudando o ânimo do mercado. Para ele, o crucial agora é o equilíbrio, fazer os gastos necessários para ajudar quem mais precisa com desenvolvimento econômico e confiança dos investidores.

“Responsabilidade social é imprescindível no Brasil e precisa ser conjugada com equilíbrio fiscal para frear a inflação, reduzir juros e permitir a retomada econômica, com geração de emprego e renda. A interação desses elementos irá contribuir para a superação da atual conjuntura”, escreveu o ex-governador.

Renan Filho ressaltou a garantia da manutenção dos R$ 600 do antigo Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa-Família, e do aumento real do salário mínimo pelo presidente eleito e disse que essas decisões são prioritárias diante do quadro de empobrecimento do país hoje, mas ponderou que a base é o equilíbrio nas contas.

“Cuidar de quem mais precisa com responsabilidade fiscal é a chave para reduzir incertezas e pôr o país no caminho do crescimento econômico, sustentável e inclusivo. Sem ajuste nas contas, sofre quem mais precisa. Equilíbrio fiscal é condição primária para proteger os mais pobres”, argumentou.

O senador eleito citou o exemplo de Alagoas e do profundo ajuste fiscal realizado durante sua gestão, que permitiu a retomada dos investimentos com recursos próprios e a criação de programas sociais, como Cartão Cria, voltado para a primeira infância, e o Cartão Escola 10, que combate a evasão escolar transferindo renda para os alunos da rede pública.

“A tarefa é complexa, mas não impossível. Em Alagoas, construímos um projeto sustentável para atender os mais pobres com crescimento econômico, a partir de uma boa gestão fiscal. Estou certo que o presidente Lula, nosso mais experiente líder, conciliará os elementos dessa equação”, disse.

Renan Filho finalizou sua publicação falando sobre o pagamento do 13º do Cartão Cria e do Cartão Escola 10, no valor de R$ 150, para estudantes de escolas em tempo integral, anunciado hoje pelo governador Paulo Dantas (MDB). “São 250 mil famílias beneficiadas gerando impacto na Educação, Saúde e Primeira Infância, e consequente aumento da atividade econômica. Paulo levará tudo adiante, aprimorando as ações em curso e garantindo a capacidade de investimento para melhorar ainda mais a Segurança, a Saúde, a Educação, a Infraestrutura”, concluiu.