Hospital Metropolitano oferece serviço inovador e pioneiro com Escleroterapia de Varizes
Unidade hospitalar utiliza o aparelho de ultrassonografia para fazer o procedimento
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está oferecendo serviço inovador e pioneiro no mundo, com a aplicação da Escleroterapia Ecoguiada de Varizes em usurários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é feita no Hospital Metropolitano, em Maceió, e a unidade hospitalar é a primeira da rede pública alagoana a realizar esta modalidade de procedimento, que é feito com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia e contempla pacientes com problemas não estéticos.
O tratamento consiste na aplicação de glicose ou espuma nas varizes e vasos sanguíneos. Os pacientes que necessitam fazer a aplicação são pessoas portadoras de varizes de longa data, que têm sintomas de dor, queimação e sensação de peso nas pernas.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a realização da Escleroterapia Ecoguiada de Varizes em um hospital da rede estadual mostra o novo momento da saúde pública de Alagoas. “Além de construir novos hospitais, o Governo do Estado tem assegurado aos alagoanos procedimentos inovadores, que até bem pouco tempo eram realizados, exclusivamente, nos hospitais privados. Essa é a prova de que trabalhar com planejamento e uma equipe capacitada tem sido a receita para revolucionar a saúde pública”, ressaltou.
Inovação
Segundo o médico Josué Medeiros, o uso do aparelho de ultrassonografia neste tipo de procedimento é algo inovador. "Nesse tratamento cirúrgico, nós fazemos as aplicações dos esclerosantes, guiados pelo aparelho de ultrassonografia. No lugar de operar o paciente sob anestesia, nós fazemos o esclerosante diretamente no momento em que se faz o ultrassom. É um procedimento inovador e no SUS estamos sendo pioneiros em Alagoas.", afirmou.
Cabeleireira há muito tempo, Maria Cícera dos Santos, de 47 anos, realizou o procedimento e se sentiu aliviada por estar sendo tratada. "Eu sentia muitas dores e muito inchaço nas regiões das varizes. Estou muito feliz e satisfeita, porque já vejo o resultado. As varizes sumiram e o processo foi muito tranquilo. Agora é seguir as recomendações médicas para que elas não voltem.", salientou.
O diretor-geral do Hospital Metropolitano, médico Ajax Caldas, ressaltou o empenho da equipe médica na idealização deste novo serviço implementado pela unidade hospitalar. "Conseguimos mais um marco histórico no Hospital Metropolitano de Alagoas. Esse foi o 'start'. Fomos o primeiro hospital da rede hospitalar do Estado a contar com esse tipo de procedimento e não vamos parar por aí", salientou.
Veja também
Últimas notícias
Delegado Leonam cobra punição em denúncias de corrupção na Saúde de Alagoas
Food truck é interditado pela Vigilância Sanitária na Ponta Verde
Hospital da Cidade inaugura Enfermaria Pediátrica com suporte à UTI e cirurgias infantis
Cemitério clandestino em Maceió: adolescente de 15 anos é apreendido como um dos responsáveis pelo local
Conselho Curador do FGTS aprova aumento do financiamento para famílias de baixa renda
Motociclista fica ferido após empinar moto na Ponte do Vale do Reginaldo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
