Hospital Metropolitano oferece serviço inovador e pioneiro com Escleroterapia de Varizes
Unidade hospitalar utiliza o aparelho de ultrassonografia para fazer o procedimento
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está oferecendo serviço inovador e pioneiro no mundo, com a aplicação da Escleroterapia Ecoguiada de Varizes em usurários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é feita no Hospital Metropolitano, em Maceió, e a unidade hospitalar é a primeira da rede pública alagoana a realizar esta modalidade de procedimento, que é feito com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia e contempla pacientes com problemas não estéticos.
O tratamento consiste na aplicação de glicose ou espuma nas varizes e vasos sanguíneos. Os pacientes que necessitam fazer a aplicação são pessoas portadoras de varizes de longa data, que têm sintomas de dor, queimação e sensação de peso nas pernas.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a realização da Escleroterapia Ecoguiada de Varizes em um hospital da rede estadual mostra o novo momento da saúde pública de Alagoas. “Além de construir novos hospitais, o Governo do Estado tem assegurado aos alagoanos procedimentos inovadores, que até bem pouco tempo eram realizados, exclusivamente, nos hospitais privados. Essa é a prova de que trabalhar com planejamento e uma equipe capacitada tem sido a receita para revolucionar a saúde pública”, ressaltou.
Inovação
Segundo o médico Josué Medeiros, o uso do aparelho de ultrassonografia neste tipo de procedimento é algo inovador. "Nesse tratamento cirúrgico, nós fazemos as aplicações dos esclerosantes, guiados pelo aparelho de ultrassonografia. No lugar de operar o paciente sob anestesia, nós fazemos o esclerosante diretamente no momento em que se faz o ultrassom. É um procedimento inovador e no SUS estamos sendo pioneiros em Alagoas.", afirmou.
Cabeleireira há muito tempo, Maria Cícera dos Santos, de 47 anos, realizou o procedimento e se sentiu aliviada por estar sendo tratada. "Eu sentia muitas dores e muito inchaço nas regiões das varizes. Estou muito feliz e satisfeita, porque já vejo o resultado. As varizes sumiram e o processo foi muito tranquilo. Agora é seguir as recomendações médicas para que elas não voltem.", salientou.
O diretor-geral do Hospital Metropolitano, médico Ajax Caldas, ressaltou o empenho da equipe médica na idealização deste novo serviço implementado pela unidade hospitalar. "Conseguimos mais um marco histórico no Hospital Metropolitano de Alagoas. Esse foi o 'start'. Fomos o primeiro hospital da rede hospitalar do Estado a contar com esse tipo de procedimento e não vamos parar por aí", salientou.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
