Renan Filho participa de evento internacional e diz que país precisa avançar na agenda do saneamento
Evento ocorreu em Lisboa, Portugal

O senador eleito Renan Filho (MDB) foi moderador do painel “Investimentos em Sustentabilidade Social e Ambiental – Saneamento” durante o Fórum Investimentos em Infraestrutura, que acontece até esta sexta-feira (18), em Lisboa, Portugal. Ele conduziu a discussão entre os especialistas e defendeu a implementação de uma agenda imediata no Brasil para avançar na universalização do saneamento básico e acesso à água.
“Essa discussão da infraestrutura internacional feita aqui nesse evento é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e humano de todo o planeta. O saneamento básico é muito importante para o desenvolvimento do Brasil por dois motivos: primeiro, porque é um dos segmentos onde se pode carrear um dos maiores volumes de investimento e investir mais significa gerar emprego e promover o crescimento econômico do país. Por outro lado, ele tem uma forte sinergia com a melhoria da saúde pública, principalmente, de crianças pequenas e de idosos. Por isso, é fundamental o Brasil avançar nessa agenda do saneamento básico, que já foi vencida no mundo inteiro. Discutir isso aqui na Europa nos dá ainda a demonstração clara que o país precisa percorrer esse caminho”, afirmou o senador eleito.
O painel contou a participação da Diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico do Brasil, Verônica Sánchez, e os debatedores Joisa Dutra, diretora do Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas; Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto, conselheiro e corregedor Nacional do Ministério Público, e Gabriel da Silveira Matos, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça do Brasil.
As discussões tiveram como foco a importância de investir em saneamento básico para fomentar o desenvolvimento do Brasil, as metas do Marco Legal do Saneamento, o papel das agências reguladoras e o seu monitoramento, inovação e qualidade dos serviços prestados.
O ex-governador ressaltou que Alagoas foi o primeiro estado do país a aplicar o Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização do abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o país até 2033, e referência nacional na concessão, com uma captação de R$ 9,15 bilhões entre outorgas e investimentos privados.
O ciclo de debates que acontece na capital portuguesa é uma iniciativa do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) e busca contribuir para a escolha de um novo plano estratégico para o Brasil, que tem uma das mais baixas taxas de investimento do planeta. O evento reúne alguns dos maiores especialistas no tema e autoridades de diversas áreas, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, embaixador do Brasil em Portugal Raimundo Carreiro, e o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Últimas notícias

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'

“Xerifa”: ex de Nem da Rocinha é presa após parto em hospital do Rio de Janeiro

Edu Guedes é diagnosticado com câncer no pâncreas e passa por cirurgia

Duas irmãs são baleadas durante invasão a residência em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
