Governador cria Rede de Enfrentamento e Monitoramento das Violências
Decreto foi assinado durante visita às obras de reforma e ampliação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher
O governador Paulo Dantas assinou, nesta segunda-feira (21), o decreto que institui a Rede Intersetorial de Enfrentamento, Assistência e Monitoramento das Violências, que agregará serviços e ações voltadas ao atendimento integral, seguro e humanizado às populações vulneráveis. A rede será composta por instituições de saúde, assistência social, segurança pública e demais órgãos do Poder Executivo, dentro de suas áreas de competência.
O documento foi assinado pelo governador durante visita às obras de reforma e ampliação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), no bairro de Jatiúca, e faz parte das ações do Governo de Alagoas pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha internacional que teve início no dia 20 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
"Estou muito feliz de acompanhar a execução dessa obra, que está em 20%, e vai trazer benefícios para proteção integral e um atendimento mais acolhedor para as mulheres vítimas de violência”, observou Paulo Dantas, que também visitou a unidade da Patrulha da Maria da Penha, instalada no local, e terá sua estrutura ampliada com a reforma da sede da Ceam. A ordem de serviço para execução da reforma e ampliação do Ceam foi assinada por Paulo Dantas em junho deste ano e a conclusão está prevista para março de 2023.
O governador salientou que além do Ceam, o governo avança no combate à violência, com a criação de uma delegacia especializada de crimes contra vulneráveis, a instalação das Salas Lilás em todos os Cisps, a implantação do plantão 24 horas da Delegacia da Mulher, em Maceió, e interiorização da atuação da Patrulha Maria da Penha.
A coordenadora da Rede de Intersetorial de Enfrentamento e Assistência e Monitoramento de Violências (RAV), Camilly Wanderley, destacou que a partir da instituição da Rede, o Governo de Alagoas amplia ainda mais os meios de combate à violência não só contra a mulher, mas a toda população vulnerável, com a integração de todos os órgãos do Poder Executivo nesse trabalho. Para Camilly, é preciso enfrentar as consequências da pandemia que ampliou os problemas sociais e, consequentemente, dos índices de violência.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, explicou que serão construídos cinco apartamentos no novo Ceam, que servirão de abrigo para as mulheres vítimas de violência. O local vai contar ainda com um auditório, refeitório, oficina para capacitação profissional e uma loja para venda dos artigos produzidos pelas mulheres assistidas no Centro, que ficará voltada para a antiga Avenida Amélia Rosa.
“O Centro já tem um diferencial. Pois no próprio local as vítimas podem fazer seu Boletim de Ocorrência. Também tem o funcionamento da Patrulha Maria da Penha 24 horas no mesmo ambiente”, explicou a secretária.
“Com certeza, as mulheres se sentirão mais protegidas e teremos o diferencial de preparar essas mulheres para o mercado de trabalho, com as oficinas de capacitação”, ressaltou Maria Silva. A equipe do Ceam será composta por assistentes sociais, educadores, pedagogos, psicólogos e advogados. Ao lado do Centro, funciona também uma delegacia de Polícia Civil.
A comandante da Patrulha Maria da Penha, coronel Danielli Assunção, ressaltou que a reforma do Ceam será um avanço do trabalho da Patrulha Maria da Penha, cuja atuação é referência no Brasil.
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
