Governador cria Rede de Enfrentamento e Monitoramento das Violências
Decreto foi assinado durante visita às obras de reforma e ampliação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher
O governador Paulo Dantas assinou, nesta segunda-feira (21), o decreto que institui a Rede Intersetorial de Enfrentamento, Assistência e Monitoramento das Violências, que agregará serviços e ações voltadas ao atendimento integral, seguro e humanizado às populações vulneráveis. A rede será composta por instituições de saúde, assistência social, segurança pública e demais órgãos do Poder Executivo, dentro de suas áreas de competência.
O documento foi assinado pelo governador durante visita às obras de reforma e ampliação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), no bairro de Jatiúca, e faz parte das ações do Governo de Alagoas pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha internacional que teve início no dia 20 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
"Estou muito feliz de acompanhar a execução dessa obra, que está em 20%, e vai trazer benefícios para proteção integral e um atendimento mais acolhedor para as mulheres vítimas de violência”, observou Paulo Dantas, que também visitou a unidade da Patrulha da Maria da Penha, instalada no local, e terá sua estrutura ampliada com a reforma da sede da Ceam. A ordem de serviço para execução da reforma e ampliação do Ceam foi assinada por Paulo Dantas em junho deste ano e a conclusão está prevista para março de 2023.
O governador salientou que além do Ceam, o governo avança no combate à violência, com a criação de uma delegacia especializada de crimes contra vulneráveis, a instalação das Salas Lilás em todos os Cisps, a implantação do plantão 24 horas da Delegacia da Mulher, em Maceió, e interiorização da atuação da Patrulha Maria da Penha.
A coordenadora da Rede de Intersetorial de Enfrentamento e Assistência e Monitoramento de Violências (RAV), Camilly Wanderley, destacou que a partir da instituição da Rede, o Governo de Alagoas amplia ainda mais os meios de combate à violência não só contra a mulher, mas a toda população vulnerável, com a integração de todos os órgãos do Poder Executivo nesse trabalho. Para Camilly, é preciso enfrentar as consequências da pandemia que ampliou os problemas sociais e, consequentemente, dos índices de violência.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, explicou que serão construídos cinco apartamentos no novo Ceam, que servirão de abrigo para as mulheres vítimas de violência. O local vai contar ainda com um auditório, refeitório, oficina para capacitação profissional e uma loja para venda dos artigos produzidos pelas mulheres assistidas no Centro, que ficará voltada para a antiga Avenida Amélia Rosa.
“O Centro já tem um diferencial. Pois no próprio local as vítimas podem fazer seu Boletim de Ocorrência. Também tem o funcionamento da Patrulha Maria da Penha 24 horas no mesmo ambiente”, explicou a secretária.
“Com certeza, as mulheres se sentirão mais protegidas e teremos o diferencial de preparar essas mulheres para o mercado de trabalho, com as oficinas de capacitação”, ressaltou Maria Silva. A equipe do Ceam será composta por assistentes sociais, educadores, pedagogos, psicólogos e advogados. Ao lado do Centro, funciona também uma delegacia de Polícia Civil.
A comandante da Patrulha Maria da Penha, coronel Danielli Assunção, ressaltou que a reforma do Ceam será um avanço do trabalho da Patrulha Maria da Penha, cuja atuação é referência no Brasil.
Últimas notícias
MPAL articula força-tarefa para definir plano de ação diante de suspeitas de gripe aviária
Jovem é preso com drogas após tentar fugir da polícia no bairro Canafístula, em Arapiraca
Justiça determina remoção de foto fake de Flávio Bolsonaro com Vorcaro
Irã ameaça atacar países da Europa que apoiarem EUA e Israel na guerra
Caminhão caçamba atinge rede elétrica e deixa casas sem energia em Arapiraca
MP cobra solução para danos causados por obra de saneamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
