Educação

Merendeiros participam de capacitação sobre primeiros socorros

Atividade formativa abordou técnica de corte de alimentos

Por Secom Maceió 21/11/2022 18h06
Merendeiros participam de capacitação sobre primeiros socorros
Merendeiros participam de capacitação sobre primeiros socorros - Foto: Secom Maceió

Para atender continuar atendendo com qualidade as necessidades da comunidade escolar, o setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta segunda-feira (21), no auditório da pasta, a formação em primeiros socorros para os merendeiros da rede municipal de ensino. A iniciativa é baseada na Lei Lucas, sancionada em 2018.

A formação foi dividida em duas etapas. A primeira, a parte teórica, contou com uma apresentação da Lei e explicações sobre como ocorre o engasgo, além de orientações de corte de alimentos para evitar engasgos nas crianças. Na segunda etapa foi realizada a parte prática de primeiros socorros.

Hulda Alves é enfermeira, mestranda em ensino na saúde pela Universidade Federal de Alagaos e residência em urgência e emergência pela Uncisal. A profissional foi uma das convidadas para ministrar a formação.

“Primeiros socorros é importante na vida de qualquer pessoa e obviamente que nas escolas, onde existem ambientes de riscos, então saber atuar em primeiros socorros é uma oportunidade a dar a uma criança que porventura se acidente e precise de uma intervenção imediatistas”, ressaltou.

O objetivo da formação foi apresentar práticas de cortes dos alimentos para evitar os eventuais engasgos e aliado a isso ações de primeiros socorros. Tendo como público os merendeiros, já que são eles que fazem o manuseio das refeições e geralmente são nesses momentos que os engasgos costumam acontecer.

Ecilene Ventura André é merendeira da rede desde 2008, segundo ela formações sempre são muito agregadoras para os profissionais “Sempre que tem formações eu venho! O conhecimento sobre primeiros socorros é muito útil para o nosso dia a dia na área de trabalho e no meu caso na merenda, mas também em casa”, afirmou.

Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Rafaella Pessoa, a formação não é contínua.

“Nós temos um planejamento de formação com os merendeiros e já aconteceu algumas formações esse ano. Tivemos alguns módulos on-line também, onde foram abordados temas importantes, segurança na produção e distribuição de refeições, armazenamento de alimento. Nós incluímos esse tema que surgiu da ideia, a partir da Lei Lucas", frisou.

Sobre a Lei

A Lei Lucas foi sancionada em 2018 com o intuito de capacitar obrigatoriamente os profissionais da educação para atender primeiros socorros. A lei carrega o nome de Lucas, criança que morreu em decorrência de um engasgo durante um passeio escolar.