Merendeiros participam de capacitação sobre primeiros socorros
Atividade formativa abordou técnica de corte de alimentos
Para atender continuar atendendo com qualidade as necessidades da comunidade escolar, o setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta segunda-feira (21), no auditório da pasta, a formação em primeiros socorros para os merendeiros da rede municipal de ensino. A iniciativa é baseada na Lei Lucas, sancionada em 2018.
A formação foi dividida em duas etapas. A primeira, a parte teórica, contou com uma apresentação da Lei e explicações sobre como ocorre o engasgo, além de orientações de corte de alimentos para evitar engasgos nas crianças. Na segunda etapa foi realizada a parte prática de primeiros socorros.
Hulda Alves é enfermeira, mestranda em ensino na saúde pela Universidade Federal de Alagaos e residência em urgência e emergência pela Uncisal. A profissional foi uma das convidadas para ministrar a formação.
“Primeiros socorros é importante na vida de qualquer pessoa e obviamente que nas escolas, onde existem ambientes de riscos, então saber atuar em primeiros socorros é uma oportunidade a dar a uma criança que porventura se acidente e precise de uma intervenção imediatistas”, ressaltou.
O objetivo da formação foi apresentar práticas de cortes dos alimentos para evitar os eventuais engasgos e aliado a isso ações de primeiros socorros. Tendo como público os merendeiros, já que são eles que fazem o manuseio das refeições e geralmente são nesses momentos que os engasgos costumam acontecer.
Ecilene Ventura André é merendeira da rede desde 2008, segundo ela formações sempre são muito agregadoras para os profissionais “Sempre que tem formações eu venho! O conhecimento sobre primeiros socorros é muito útil para o nosso dia a dia na área de trabalho e no meu caso na merenda, mas também em casa”, afirmou.
Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Rafaella Pessoa, a formação não é contínua.
“Nós temos um planejamento de formação com os merendeiros e já aconteceu algumas formações esse ano. Tivemos alguns módulos on-line também, onde foram abordados temas importantes, segurança na produção e distribuição de refeições, armazenamento de alimento. Nós incluímos esse tema que surgiu da ideia, a partir da Lei Lucas", frisou.
Sobre a Lei
A Lei Lucas foi sancionada em 2018 com o intuito de capacitar obrigatoriamente os profissionais da educação para atender primeiros socorros. A lei carrega o nome de Lucas, criança que morreu em decorrência de um engasgo durante um passeio escolar.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
