PT e PSB oficializam apoio à reeleição de Lira para presidência da Câmara
Anúncio foi feito pelo líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, em coletiva de imprensa após reunião das legendas
Os partidos PT e PSB oficializaram, na tarde desta terça-feira (29), o apoio à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito pelo líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, em coletiva de imprensa após reunião das legendas.
“Decidimos pelo apoio à reeleição de Arthur Lira, compreendendo que temos uma agenda de países, de reconstrução do Brasil. […] O próprio presidente Arthur Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas, do voto popular, e nós entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional”, afirmou Lopes.
“Compreendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar ao país, dar ao presidente Lula, estabilidade, governabilidade, uma base sólida para implementar aquilo que foi encomendando pelo povo brasileiro nas urnas”, complementou o líder petista.
À CNN, o vice-presidente da sigla, deputado José Guimarães, havia adiantado que o apoio se resolveria nesta semana.
A reeleição de Lira conta com apoio de onze partidos que, juntos, somam 419 dos 513 deputados. Até o MDB de Renan Calheiros (MDB-AL), liderado pelo deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) já admite conversas avançadas para reeleger Lira. O PL de Bolsonaro, que fez a maior bancada da Câmara, deverá deliberar sobre o assunto em jantar também nesta terça.
O apoio a Arthur Lira na disputa pela Presidência da Câmara é uma contrapartida ao apoio do parlamentar à PEC do Estouro. O texto, protocolado na segunda-feira (29), prevê R$ 198 bilhões em recursos extrateto para custear programas sociais.