Entenda o que é a síndrome da pessoa rígida, doença rara que afeta Celine Dion
Distúrbio neurológico causa rigidez muscular e espasmos dolorosos no tronco e nas extremidades
A cantora Celine Dion anunciou nesta quinta-feira (8) que foi diagnosticada com um raro distúrbio neurológico chamado “síndrome da pessoa rígida”, uma doença que afeta o sistema nervoso, especificamente o cérebro e a medula espinhal.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, os sintomas da doença são rigidez muscular extrema e rigidez e espasmos dolorosos no tronco e nas extremidades, o que prejudica gravemente a mobilidade.
O Instituto também explicou que os espasmos podem ser tão fortes a ponto de fraturar os ossos.
“Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades ao caminhar e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar como estou acostumada.”, disse a cantora em um vídeo no Instagram.
A síndrome não tem cura, mas tratamentos específicos podem melhorar os sintomas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença tende a surgir entre os 40 e os 60 anos de idade. Pequenos estímulos, como ruídos e luz, podem causar graves espasmos.
Os movimentos involuntários não ocorrem durante o sono e raramente envolvem os músculos cranianos.
“Estou trabalhando duro com meu terapeuta de medicina esportiva todos os dias para recuperar minha força e minha capacidade de desempenho novamente”, disse Celine. “Mas tenho que admitir que tem sido uma luta.”
Parte dos shows que seriam feitos pela cantora em 2023 foram remarcados para 2024; outros foram cancelados.