Saúde

Covid-19: Procura por testes rápidos cresce em Alagoas

“A grande maioria está com esquema vacinal completo, mas ainda existem aqueles que tem apenas duas doses da vacina e dizem que não querem mais se vacinar”

Por Assessoria 13/12/2022 16h04
Covid-19: Procura por testes rápidos cresce em Alagoas
Vacina contra a Covid-19 - Foto: Reprodução

Os casos de Covid-19 tem aumentado e a procura pelos testes rápidos em Alagoas têm crescido desde novembro e os resultados positivos têm se confirmado entre 40 e 50% dos clientes que chegam as farmácias.

Segundo a farmacêutica Ana Patrícia, membro do Grupo de Trabalho de farmácia comunitária do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, grande parte das pessoas que tem buscado a testagem apresentam sintomas leves, como tosse, coriza, garganta e febre leve. “A grande maioria está com esquema vacinal completo, mas ainda existem aqueles que tem apenas duas doses da vacina e dizem que não querem mais se vacinar”, pontuou.

Ana Patrícia revela que é neste momento que o farmacêutico faz o seu trabalho de educação em saúde. “Nós orientamos esse cliente sobre a importância do reforço vacinal, porque é a vacina que tem impedido que os casos se agravem”, afirmou.

A orientação da farmacêutica é que este paciente que testou positivo faça o isolamento social, continue com o uso de máscara e utilize álcool em gel. “Nos casos de prescrição de medicamentos, é fundamental que esse paciente faça o tratamento conforme a orientação médica”, disse.

Em nota a Sesau seobre a ocupação hospitalar:

Conforme dados divulgados pela Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares, divulgado na tarde desta segunda-feira (12), a taxa de ocupação de ocupação hospitalar na Rede Hospitalar Estadual corresponde a 38%, uma vez que dos 222 leitos disponíveis, 85 estão ocupados. No tocante aos leitos Clínicos, a taxa de ocupação hospitalar é de 41%, pois dos 67 dos 162 leitos abertos estão preenchidos. Já com relação aos leitos de UTI, 18 dos 56 estão ocupados, o que equivale a uma ocupação de 32%.

Tags: