Novas turmas: programa Digaê! abre inscrições para jovens das grotas de Maceió
Segundo ciclo da iniciativa, que é realizada pelo Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat, vai contemplar grotas localizadas em outros territórios da cidade
O programa Digaê! abriu, nesta quarta-feira (14), as inscrições para as juventudes de comunidades periféricas de Maceió que queiram participar de um novo ciclo de oficinas sobre comunicação e direito à cidade. Desta vez, jovens de outros territórios serão contemplados pela iniciativa: pode se inscrever quem mora ou já residiu nas grotas dos bairros do Benedito Bentes, Antares, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Mutange e Petrópolis. As inscrições são realizadas de forma online, por meio do site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.
Promovida pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a iniciativa vai ofertar uma formação gratuita com duração de três meses, tendo início em fevereiro de 2023. Nos encontros, os participantes vão poder discutir questões relacionadas aos seus territórios e experimentar linguagens como podcast, audiovisual, fotografia, fanzine, lambe-lambe, estêncil, grafite, projeção, entre outras.
Além disso, os jovens vão receber mentoria especializada e recursos para realizar ações de intervenção comunicativa, que ajudem a mobilizar e transformar suas comunidades.
“As juventudes em geral, especialmente as das grotas, ainda estão pouco representadas nas discussões formais sobre suas comunidades e sobre o direito à cidade. Para que tenhamos cidades resilientes, sustentáveis e inclusivas, precisamos de um planejamento urbano que seja participativo e representativo. O Digaê é uma maneira de fomentar esse ideal”, pontua a analista de Programas do ONU-Habitat, Fernanda Balbino.
O projeto, que também é desenvolvido em parceria com o Instituto Pólis e a Viração Educomunicação, prevê ainda o pagamento de uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 200, certificado de participação, reembolso de despesas com transporte e alimentação no local das atividades presenciais.
Quem pode participar
Para se inscrever, é necessário ter entre 15 e 24 anos, residir ou ter residido em uma das grotas dos bairros selecionados e ter interesse em comunicação e questões comunitárias. Será priorizada a seleção de jovens negros e negras, indígenas, romanis, LGBTQIAP+, mães e jovens com deficiência. Confira o edital completo clicando aqui.
Como se inscrever
As inscrições vão até o dia 29 de janeiro no site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/. Em caso de dúvidas, os jovens podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
