Alagoas

91,8% dos municípios alagoanos concluíram o Censo 2022; moradores podem solicitar pesquisa

Faltam apenas 12 municípios para a conclusão do recenseamento no estado

Por 7Segundos com Ascom IBGE 27/12/2022 15h03 - Atualizado em 28/12/2022 08h08
91,8% dos municípios alagoanos concluíram o Censo 2022; moradores podem solicitar pesquisa
IBGE - Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande

91,8% dos municípios alagoanos concluíram o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, 90 cidades tiveram todos os setores censitários visitados pelo IBGE. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (27), com 177,9 milhões de brasileiros recenseados.

Alagoas possui 6.047 setores censitários, dos quais 88,8% foram finalizados; 11% estão em andamento e 0,2% não foram iniciados. Ainda faltam 65 municípios para a conclusão do recenseamento no estado. Maceió, que possui 1.563, está com 91,2% terminado e 8,8% em prosseguimento.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do país a partir de hoje (27). Mas em Alagoas o telefone funciona desde o dia 12 de dezembro.

O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.

Com mais de 80% da população recenseada, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios.

Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O serviço já recebeu mais de 430 chamadas até 23 de dezembro.

O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.

Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.

A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.