Política

Galba Netto quer retomar sessões itinerantes da Câmara de Vereadores em praças públicas

Presidente da Câmara concedeu entrevista ao programa NA MIRA DA NOTÍCIA

29/12/2022 12h12 - Atualizado em 30/12/2022 10h10
Galba Netto quer retomar sessões itinerantes da Câmara de Vereadores em praças públicas
Galba Netto - Foto: Assessoria

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Novaes Netto, disse em primeira mão ao programa NA MIRA DA NOTÍCIA, durante entrevista realizada na quarta-feira (29), que pretende retomar a realização das sessões ordinárias itinerantes da Casa, chamadas de Parlamento na Praça, em 2023. Galba Netto ressaltou a importância dos meios de comunicação eletrônicos do parlamento para informar a sociedade sobre as discussões e decisões tomadas pelos vereadores, mas vê a importância do contato presencial com a população.

“A gente já antecipa para você [Ângelo Farias, âncora do NA MIRA DA NOTÍCIA], uma novidade que a gente está empenhado para o ano de 2023 conseguir retornar que é a Câmara Itinerante de antigamente, que era intitulada de Parlamento na Praça”, disse Galba Netto.

O presidente da Câmara Municipal destacou a importância dos meios digitais de informação da casa, mas classifica como fundamental o canal de comunicação presencial.

“Apesar de nós termos, que foi um reflexo da pandemia, o incremento da utilização dos meios eletrônicos de comunicação, como as redes sociais, o Instagram e o próprio YouTube, que facilitaram em muito a comunicação e o acesso da informação do que é discutido na Casa para população. Mas a gente sabe que esse corpo a corpo, o contato presencial, é fundamental e indispensável”, disse.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, a proposta da retomada da iniciativa já está em tramitação para se obter a estrutura necessária para colar em prática as sessões ordinárias.

“Já existe uma formatação administrativa. Já está rodando esse processo na Casa para que a gente consiga a infraestrutura necessária e assim retornar com o Parlamento Itinerante, com a Câmara inda aos bairros das regiões administrativas da cidade, escutando os temores e podendo também deliberar dentro desses momentos. Então a ideia é que a gente consiga realizar seções ordinárias em várias regiões de Maceió. Inicialmente, seriam nas oito regiões administrativas para que a gente consiga, quem sabe até expandir e fazer isso de uma com uma frequência ainda maior”, destacou.