Renan Filho assume Ministério dos Transportes com foco no investimento em ferrovias
Ex-governador deixou Alagoas com segunda melhor malha viária do país
A cerimônia de transmissão de cargo ao ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ocorreu na manhã desta terça-feira (03), no auditório da pasta em Brasília. Com mais de 60% da malha viária do Brasil em estado crítico, segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), Renan Filho afirmou que o foco é investir em ferrovias.
“O caminho para resolver e minimizar é a ampliação da nossa malha ferroviária. Temos uma topografia privilegiada, temos a sorte da natureza ter nos presenteado e precisamos aproveitar. O primeiro passo já foi dado, criamos, por meio de decreto presidencial, uma secretaria para tratar exclusivamente de ferrovias”, disse.
Renan Filho assume a pasta com a missão de replicar o que foi feito com a malha viária de Alagoas quando então governador (2015 -2022). O estado chegou a passar de São Paulo e liderar o ranking da CNT na qualidade das rodovias das unidades federativas.
O novo ministro prometeu, durante o discurso, apresentar o plano de ação do Ministério dos Transportes para os 100 primeiros dias, com saídas para dificuldades orçamentárias, e foco em conclusão de obras e mais segurança viária.
“Nossa competência é cuidar da infraestrutura dos transportes, mas a nossa responsabilidade é cuidar de vidas, colaborar para geração de empregos, e fomentar a economia brasileira”, afirmou Renan Filho.
Cerimônia
Estiveram presentes durante a cerimônia, o ex-presidente da República, José Sarney (MDB), a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o ministro da Cidades, Jarder Filho (MDB), o presidente do MBD, Baleia Rossi.