“Câmara de gás” em viatura: réus do caso Genivaldo irão a júri popular
Pedido foi feito pelo MPF e aceito pela Justiça Federal; três policiais respondem pelo crime
Os três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que são réus pela morte de Genivaldo de Jesus Santos serão submetidos a júri popular. O pedido, feito pelo Ministério Público Federal (MPF), foi aceito pela Justiça Federal. Genivaldo, que tinha 38 anos, foi morto após uma abordagem feita pelos policiais.
O crime ocorreu em maio do ano passado na cidade de Umbaúba, em Sergipe. Na ocasião, ele foi abordado durante uma operação da PRF e colocado preso dentro de uma viatura.
A vítima foi imobilizada e colocada no porta-malas da viatura, quando os policiais utilizaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo por 11 minutos e 27 segundos, segundo perícia. A população gravou o momento em que Genivaldo estava dentro do veículo. Ele sofria de esquizofrenia e fazia tratamento havia 18 anos.
No laudo sobre a morte dele, foi constatado que o óbito foi causado por asfixia mecânica e inflamação de vias aéreas.
Os três policiais, Paulo Nascimento, William Noia e Kleber Freitas, respondem pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado. Os procuradores da República responsáveis pelo caso também avaliam recorrer para que os agentes respondam ainda pelo crime de abuso de autoridade.
Ainda não foi definida uma data para o julgamento.
Indenização
No dia 6 de janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que determinou a tomada de providências para que a família de Genivaldo receba uma indenização referente ao crime.
(Publicado por Fábio Munhoz)
Últimas notícias
Seções eleitorais estendem votações após às 17h devido a filas
Jornais dizem que voto no Brasil define geopolítica na América Latina
Daniel Barbosa vota em Arapiraca e agradece apoio dos alagoanos
Acompanhe os resultados do primeiro turno ao vivo no 7Segundos
Ceci, candidata a deputada estadual, vota em Atalaia e agradece apoio
Urna com tecla 3 colada é trocada em Candelária-RS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
