STF prioriza restauro de pelo menos 30 peças até início do ano judiciário
Corte estima que a reconstrução total do edifício-sede deverá ser feita em meses

Após atos criminosos que depredaram prédios públicos de Brasília, o Supremo Tribunal Federal começou a restaurar peças vandalizadas da Corte. A equipe de restauração tem como prioridade inicial o restauro de pelo menos 30 peças, que ficam no plenário do tribunal e no térreo.
O tribunal tem o foco de reconstruir, nas próximas duas semanas, o plenário para reabrir o ano judiciário em 1º de fevereiro. A Corte estima que a reconstrução total do edifício-sede deverá ser feita em meses.
O número total de peças danificadas ainda não foi contabilizado Até agora, sete pessoas trabalham para restaurar as peças da Corte, mas o número de colaboradores poderá aumentar.
Para Marcos Antônio de Faria, gerente de preservação e restauração do STF, o nível do estrago foi grande e o valor é inestimável.
“Esse setor já funciona há muito tempo e a nossa atividade é de preservar, mas dessa vez temos que restaurar. Alguns itens não serão passíveis de restauração, como vazos artísticos, itens de cerâmica, simplesmente se quebraram é mesmo que consigamos reunir todos eles, não há restauração. Utilizaram água, e danificaram as obras. Primeiro foi uma ação de salvamento. E aí depois de recolher fragmentos e pedaços das obras agora a prioridade é cuidar”, disse.
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou à Advocacia-Geral da União (AGU) que a estimativa parcial dos custos de reparação dos danos causados pelos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro no edifício-sede é R$ 5,9 milhões.
Últimas notícias

Vizinho ameaça mulher com faca e profere xingamentos na zona rural de Palmeira dos Índios

Três quilos de cocaína são apreendidos durante operação no Jacintinho

Governador Paulo Dantas lança Programa Ronda no Bairro na Praia do Francês

Polícia Militar recolhe caixa de som por perturbação do sossego em Novo Lino

Morre o jornalista José Roberto Guzzo, aos 82 anos

Homem é esfaqueado após discussão em Santa Luzia do Norte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
