Deputado Delegado Fabio Costa apresenta projeto que torna o familicídio crime hediondo
Objetivo do primeiro PL do alagoano na Câmara é tornar as leis mais duras
No início da atividade parlamentar, o deputado federal Delegado Fabio Costa (PP) protocolou na Câmara Federal, nessa quinta-feira (2), o primeiro projeto de lei (PL) de sua autoria. A iniciativa propõe alteração do Código Penal para tornar hediondo o homicídio praticado contra mais de um membro da mesma família, o familicídio.
O objetivo da proposta que tramitará no Congresso Nacional é proteger a família brasileira e, ao mesmo tempo, fazer com que assassinos paguem, no rigor da lei, pelos crimes que cometerem.
Na prática, o deputado federal alagoano busca modificar a redação de alguns artigos do Código Penal para deixar a legislação mais rígida para quem comete este tipo de homicídio afetando o seio familiar. Endurecer as leis contra os criminosos foi uma das metas de Fabio Costa ao se candidatar a uma das vagas na Câmara Federal.
“Como membro da bancada da segurança pública, esse foi um dos meus compromissos de campanha: combater a violência com leis mais severas para os bandidos”, ressalta o Delegado Fabio Costa.
Na justificativa do projeto de lei, ele citou como exemplo a chacina que dizimou uma família inteira no Distrito Federal e deixou o Brasil inteiro perplexo. Os parentes começaram a desaparecer misteriosamente, exigindo um esforço grande da Polícia Judiciária para desvendar o caso.
Casos semelhantes a este ocorreram em 2018, no Sudeste. Em Minas Gerais, o crime, motivado por uma disputa entre traficantes, resultou na morte de seis pessoas covardemente, sendo cinco pessoas de uma mesma família. Elas foram assassinados a tiros e com golpes de facas, incluindo uma criança de 8 anos.
“Diante desses crimes bárbaros, queremos, por intermédio desta proposta, fortalecer a persecução penal do homicídio, aumentando a pena do crime praticado contra membros da mesma família e tornando o crime de familicídio hediondo”, destaca o deputado federal.
Familicídio é um tipo de homicídio em que pelo menos um cônjuge e um ou mais filhos são mortos, ou em que um pai ou pais e, possivelmente, outros parentes, como irmãos e avós, são mortos. Em alguns casos, todas as vidas dos membros da família são ceifadas. Em boa parte dos casos, a prática busca aniquilar a família.
Este crime, no entanto, é diferente do parricídio, quando apenas os pais são mortos. Independentemente do modo como ocorre, estes delitos costumam ter enorme repercussão social, caracterizando-os, particularmente, como hediondos, levando em consideração que proporcionam o extermínio de vários ou todos membros de uma mesma família.
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
