Justiça autoriza que Polícia Civil utilize carros apreendidos em operação
Bens pertenciam a suposta organização criminosa acusada de praticar estelionato, lavagem de capital e outros delitos
A 17ª Vara Criminal de Maceió autorizou que a Polícia Civil de Alagoas utilize três carros apreendidos em operação que investiga estelionato, lavagem de capitais e outros crimes. Um dos veículos, um Jeep Renegade, pode ser utilizado em atividades de cunho investigativo. Os outros, da marca Volvo, foram destinados exclusivamente para atividades de divulgação e propaganda institucional atinentes à PC.
De acordo com a decisão, proferida no último dia 20, a lei nº 13.964/19 inseriu o artigo 133-A no Código de Processo Penal, que prevê a possibilidade de utilização de bem apreendido por órgãos da segurança pública.
"Entendemos que o objetivo precípuo da cessão de uso se destina a reverter a utilização daquele bem em benefício dos órgãos, no caso, os de controle social, de modo a obstar que sejam estes inutilizados durante período pelo qual tramitar o feito, sujeitando-se, assim, às intempéries e desarranjos técnicos", explicaram os magistrados.
Os veículos poderão ser utilizados até que seja finalizado leilão para alienação dos referidos bens.
Os carros foram apreendidos em operação policial deflagrada em 2022 e pertenciam a uma suposta organização acusada de praticar crimes por meio de uma empresa de empréstimos consignados. Segundo os autos, a pessoa contratava um empréstimo e parte do valor era descontada indevidamente. "O grupo teria operado um esquema que gerou prejuízo financeiro multimilionário, lesando uma gama substancial de vítimas, algumas já identificadas e outras ainda sendo qualificadas".
A maior parte das vítimas era de servidores públicos municipais. "Na operação, os investigados, possivelmente, subtraiam, mediante emprego de fraude, fatia substancial do empréstimo consignado aprovado, de modo que os servidores passavam a ter descontos altíssimos em seus rendimentos, sem, contudo, haverem, de fato, se beneficiado no valor integral do mútuo contraído".
Últimas notícias
Morre advogado que teve perna amputada após acidente de moto em Arapiraca
Idoso de 77 anos é preso condenado por tráfico de drogas em Dois Riachos
Mulher internada em hospital do Recife procura por familiares de Colônia Leopoldina
Influencer viraliza ao ensinar como lavar calcinha na cafeteira do hotel
Impressionante: homem escapa de ser esmagado por elevador
PGR pede ao STF arquivamento de inquérito sobre joias dadas a Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
