Política

Na volta às atividades, Câmara de Vereadores tem pedido de hospital municipal e cemitério no Benedito Bentes

Solicitações entraram na ordem do dia no retorno das atividades da Executivo Municipal

08/02/2023 12h12
Na volta às atividades, Câmara de Vereadores tem pedido de hospital municipal e cemitério no Benedito Bentes
Câmara de Vereadores - Foto: Assessoria

Entre os pedidos registrados na Ordem do Dia no retorno das atividades da Câmara de Vereadores de Maceió estão os pedidos de construção de um hospital municipal e um cemitério público, no Benedito Bentes. Na oportunidade, é solicitado o encaminhamento de ofício à Prefeitura de Maceió para que seja feita uma análise da possibilidade da construção. 

Para a construção de um hospital municipal, foi alegado que os moradores da região têm reivindicado a necessidade de ampliação dos atendimentos de saúde, bem como de desafogamento da rede hospitalar do município.

“De acordo com a Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares, que divulgou informações em dezembro de 2022, dos 222 (duzentos e vinte e dois) leitos disponíveis na Rede Hospitalar Estadual, 85 (oitenta e cinco) estão ocupados, correspondendo a 38% (trinta e oito por cento) de sua capacidade. Tratando-se dos leitos clínicos, dos 162 (cento e sessenta e dois) leitos, 67 (sessenta e sete) encontram-se ocupados, sendo a taxa de ocupação hospitalar de 41% (quarenta e um por cento). Já em relação aos leitos de UTI, 18 (dezoito) dos 56 (cinquenta e seis) estão ocupados, o que equivale a uma ocupação de 32% (trinta e dois por cento)”, diz o texto da solicitação.

Quanto à construção do cemitério público se deve a superlotação dos cemitérios no município de Maceió, bem como o elevado número de mortes no período da pandemia da COVID-19.

“A construção de um novo cemitério se faz necessária para que possa atender os anseios da população, possibilitando, de forma adequada, segura e salubre, uma melhor organização de estrutura física para contribuir no atendimento da demanda dos que serão sepultados e dos familiares que visitarão os túmulos dos seus entes queridos.”, diz trecho do pedido.