Educação

Secretário de Educação do Estado quer elevar qualidade do ensino

Marcius Beltrão foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia na 96FM e falou sobre o ano letivo de 2023

Por 7Segundos 09/02/2023 19h07 - Atualizado em 09/02/2023 20h08
Secretário de Educação do Estado quer elevar qualidade do ensino
O secretário de Educação do Estado, Marcius Beltrão - Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (09) o secretário de educação do Estado, Marcius Beltrão, foi entrevistando no programa Na Mira da Notícia na 96FM para falar sobre o ano letivo de 2023. 

Sobre a evasão escolar, o secretário explica que graças ao Bolsa Escola 10 e a Bolsa Conclusão houve um incentivo para a permanência dos estudantes nas salas de aula: "Estamos numa agenda agora para melhorar a qualidade de ensino em toda a rede estadual de Alagoas. A gente sabe o quanto é importante rasgar do papel esse analfabetismo o Estado de Alagoas. É dar oportunidade para os jovens que começam as suas vidas nesse momento. Nos colocamos a disposição um seletivo para profissionalizar professores para o novo ensino médio onde o estudante vai escolher o ramo que quer atuar no mercado de trabalho". Marcius Beltrão diz que, em sua visão, o novo ensino médio é uma modernização muito eficiente.

Com o início do ano letivo de 2023, o secretário explica que: "O transporte escolar de Maceió, Rio Largo e Arapiraca o Estado faz com frota própria. São 225 ônibus que fazem o transporte dessas três cidades. As demais cidades tem um incentivo que o Estado paga o custo para que o município através dos ônibus escolares da Prefeitura possam transportar os estudantes para suas redes de ensino. Além disso, hoje nos concluímos o processo de licitação da merenda de forma emergencial para que haja o alimento necessário para os alunos". 

Beltrão diz que "Maceió é o município que tem a maior demanda de vagas no ensino público, nem a Prefeitura nem o Estado consegue atender a demanda total, mas a nossa meta é construir 75 escolas em todo o Estado para que a gente possa de alguma forma diminuir esse déficit de oferta e colocar os jovens em sala de aula". 

A verba do Cartão Escola 10 em 2023 está garantida: "Os alunos matriculados em escolas de tempo integral vão receber R$150 e os matriculados em meio turno R$100".