Sesau alerta para a prevenção de ISTs durante o Carnaval
Testes para diagnosticar infecções são oferecidos, gratuitamente, nos 102 municípios alagoanos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alerta a população sobre a necessidade de adotar medidas preventivas durante o período de Carnaval. A orientação é que em caso de sexo desprotegido as pessoas realizem exames para diagnosticar possíveis infecções.
Os testes para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos e nos Centros de Referências. Os exames são práticos e de fácil execução. Porém, é necessário esperar o prazo da janela imunológica, que é o intervalo de tempo decorrido entre o contato com o vírus até a primeira detecção de antígeno ou anticorpo produzido pelo sistema de defesa do organismo.
A coordenadora do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau, enfermeira Sheila Dos Anjos, explica que o risco de contrair alguma IST ocorre nos três tipos de relações sexuais: oral, vaginal e anal, sendo o último o de maior risco. E orienta que após expor a saúde em uma relação sexual desprotegida, é fundamental realizar exames para diagnosticar possíveis infecções.
“Sabemos da importância do diagnóstico precoce das doenças e, por isso, incentivamos a população que tenha praticado relação sexual desprotegida que procure realizar o exame, pois, caso seja detectado alguma infecção, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível”, alertou, ao informar que após uma relação sexual desprotegida, o teste rápido deve ser feito após 30 dias.
Para realizar o exame é necessário apresentar apenas um documento de identificação em qualquer unidade de saúde. De acordo com a coordenadora, a preocupação com as ISTs deve existir o ano todo, mas no Carnaval se intensifica devido às várias festas. “Orientamos sempre o uso de preservativos, feminino e masculino, em qualquer período do ano. O estado disponibiliza em todas as unidades de saúde camisinhas e elas podem ser retiradas, gratuitamente, sem restrição de quantidade. Muito melhor que cuidar de uma doença é prevenir, por isso, cuidem-se e protejam-se!”, recomendou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância das orientações e ações da saúde no combate ao ISTs. “As pessoas acabam se colocando em uma situação de vulnerabilidade ao deixarem de se cuidar principalmente nesta época do ano. Ressaltamos a importância da prevenção ao praticar ato sexual, no estado não faltam insumos. Inclusive, colocamos à disposição da população por meio de exames e tratamento”, declarou.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
