Sesau alerta para a prevenção de ISTs durante o Carnaval
Testes para diagnosticar infecções são oferecidos, gratuitamente, nos 102 municípios alagoanos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alerta a população sobre a necessidade de adotar medidas preventivas durante o período de Carnaval. A orientação é que em caso de sexo desprotegido as pessoas realizem exames para diagnosticar possíveis infecções.
Os testes para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos e nos Centros de Referências. Os exames são práticos e de fácil execução. Porém, é necessário esperar o prazo da janela imunológica, que é o intervalo de tempo decorrido entre o contato com o vírus até a primeira detecção de antígeno ou anticorpo produzido pelo sistema de defesa do organismo.
A coordenadora do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau, enfermeira Sheila Dos Anjos, explica que o risco de contrair alguma IST ocorre nos três tipos de relações sexuais: oral, vaginal e anal, sendo o último o de maior risco. E orienta que após expor a saúde em uma relação sexual desprotegida, é fundamental realizar exames para diagnosticar possíveis infecções.
“Sabemos da importância do diagnóstico precoce das doenças e, por isso, incentivamos a população que tenha praticado relação sexual desprotegida que procure realizar o exame, pois, caso seja detectado alguma infecção, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível”, alertou, ao informar que após uma relação sexual desprotegida, o teste rápido deve ser feito após 30 dias.
Para realizar o exame é necessário apresentar apenas um documento de identificação em qualquer unidade de saúde. De acordo com a coordenadora, a preocupação com as ISTs deve existir o ano todo, mas no Carnaval se intensifica devido às várias festas. “Orientamos sempre o uso de preservativos, feminino e masculino, em qualquer período do ano. O estado disponibiliza em todas as unidades de saúde camisinhas e elas podem ser retiradas, gratuitamente, sem restrição de quantidade. Muito melhor que cuidar de uma doença é prevenir, por isso, cuidem-se e protejam-se!”, recomendou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância das orientações e ações da saúde no combate ao ISTs. “As pessoas acabam se colocando em uma situação de vulnerabilidade ao deixarem de se cuidar principalmente nesta época do ano. Ressaltamos a importância da prevenção ao praticar ato sexual, no estado não faltam insumos. Inclusive, colocamos à disposição da população por meio de exames e tratamento”, declarou.
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
