Saúde

Internações por desnutrição infantil acende alerta em AL

Os dados foram obtidos com base nos números do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria

Por 7Segundos com TV Globo 13/02/2023 16h04 - Atualizado em 13/02/2023 16h04
Internações por desnutrição infantil acende alerta em AL
Número de internações por desnutrição infantil aumenta em 20 unidades da federação - Foto: Reprodução / TV Globo

Em 2022, a quantidade de internações por desnutrição infantil aumentou em 19 estados e no Distrito Federal; Alagoas aparece nesta lista divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os dados foram obtidos com base nos números do Ministério da Saúde e da SBP.

No Nordeste, apenas Paraíba e Sergipe não figuram entre os que registraram aumento. Na região, os que aparecem são Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Alagoas. Os demais são Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A média de internação diária no Brasil é de 11 crianças menores de cinco anos. Ao longo dos últimos anos, este tipo de internação nesta idade sofreu oscilações, mas em 2022 retornou aos patamares encontrados em 2012. O estudo completo ainda não foi divulgado pela SBP, por isso ainda não foram disponibilizados os números exatos do período.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tratamento de uma criança desnutrida possui três etapas: estabilização, principalmente nos casos de internação hospitalar; reabilitação, quando se passa a oferecer alimentos variados para a criança; e acompanhamento de médio e longo prazo, com acesso a alimentos na quantidade e na qualidade corretas.