Vereador João Catunda comanda audiência pública que discute dificuldades no acesso à educação para crianças com espectro autista
A discussão reuniu pais de autistas, Semed, judiciário e OAB.
A dificuldade encontrada por pais na hora de matricular crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da rede privada de Maceió, foi discutida na manhã desta terça-feira, dia 13 de fevereiro, em audiência pública na Câmara Municipal de Maceió.
De acordo com o vereador, foram várias as denúncias recebidas e confirmadas por sua assessoria. “A maior demanda de denúncias que têm chegado para nós é da rede privada. Então queremos tentar fazer uma parceria com o município para capacitar as escolas, criar um ciclo de fiscalização, um selo de escola amiga do autista para que a gente possa resguardar o direito da crianças”, destacou João.
Crianças com Transtorno do Espectro Autista têm o direito, garantido por lei federal, a matrícula regular em escola pública ou privada com acompanhante especializado.
Convidado para a audiência, o secretário de educação, João Neto, revelou que no município o atendimento de crianças com necessidades especiais é uma prioridade e a rede municipal de tornou a referência para garantia desse direito.
De acordo com a juíza auxiliar da infância e da adolescência, Soraya Maranhão, o poder judiciário tem acompanhado os casos e tem agido para garantir o cumprimento da legislação. Ela alerta para o fato do direito ser assegurado e o seu descumprimento pode configurar um crime de discriminação com possiblidade de multa administrativa de três a vinte salários mínimos.
A audiência contou com a presença dos vereadores Leonardo Dias (PL), Pastor Oliveira (Republicanos) e do vice-presidente da comissão de pessoas com deficiência da OAB, Julio Schartz.
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
