Vereador João Catunda comanda audiência pública que discute dificuldades no acesso à educação para crianças com espectro autista
A discussão reuniu pais de autistas, Semed, judiciário e OAB.
A dificuldade encontrada por pais na hora de matricular crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da rede privada de Maceió, foi discutida na manhã desta terça-feira, dia 13 de fevereiro, em audiência pública na Câmara Municipal de Maceió.
De acordo com o vereador, foram várias as denúncias recebidas e confirmadas por sua assessoria. “A maior demanda de denúncias que têm chegado para nós é da rede privada. Então queremos tentar fazer uma parceria com o município para capacitar as escolas, criar um ciclo de fiscalização, um selo de escola amiga do autista para que a gente possa resguardar o direito da crianças”, destacou João.
Crianças com Transtorno do Espectro Autista têm o direito, garantido por lei federal, a matrícula regular em escola pública ou privada com acompanhante especializado.
Convidado para a audiência, o secretário de educação, João Neto, revelou que no município o atendimento de crianças com necessidades especiais é uma prioridade e a rede municipal de tornou a referência para garantia desse direito.
De acordo com a juíza auxiliar da infância e da adolescência, Soraya Maranhão, o poder judiciário tem acompanhado os casos e tem agido para garantir o cumprimento da legislação. Ela alerta para o fato do direito ser assegurado e o seu descumprimento pode configurar um crime de discriminação com possiblidade de multa administrativa de três a vinte salários mínimos.
A audiência contou com a presença dos vereadores Leonardo Dias (PL), Pastor Oliveira (Republicanos) e do vice-presidente da comissão de pessoas com deficiência da OAB, Julio Schartz.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
