Política

Presidente do Banco Central pede para que investidores tenham ‘boa vontade’ com governo Lula

Presidente Lula e Campos Neto vivem queda de braço por não convergirem em assuntos como a autonomia do Banco Central, redução da taxa básica de juros e a meta de inflação.

14/02/2023 14h02
Presidente do Banco Central pede para que investidores tenham ‘boa vontade’ com governo Lula
Presidente do Banco Central Campos Neto - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje que os investidores precisam ter “mais boa vontade” com o governo. É mais uma sinalização ao presidente Lula (PT) após discussões sobre a taxa de juros.

“O investidor é muito apressado, afoito. Acho que a gente tem que ter mais boa vontade com o governo, 45 dias é pouco tempo. O ministro Haddad tem tido uma boa vontade enorme”, disse Campos Neto.

Ontem, em entrevista ao programa Roda Viva da Tv Cultura, Campos Neto disse que o Banco Central foca no bem-estar social ao explicar por que a taxa básica de juros está em 13,75%, o maior patamar desde janeiro de 2017.

“A gente acredita que é possível fazer fiscal junto com o bem-estar social. Mas a gente acredita que é muito difícil ter bem-estar social e inflação descontrolada porque a inflação é um imposto que afeta muito a classe média baixa”, destacou Campos Neto.

O presidente do BC só pode ser dispensado em caso de “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos” da autarquia. A exoneração, no entanto, precisa passar pelo crivo do Senado. Os aliados do governo não têm votos suficientes para aprovar a saída de Campos Neto.