Inconformado com Lula, MST se reúne em Arapiraca para planejar lutas por terras em Alagoas
Nacionalmente, movimento ameaça retomar ocupações caso reforma agrária fique de fora das discussões até abril
O Movimento Sem Terra está de volta. Neste mês, há a expectativa de alguma manifestação do grupo. E a movimentação deverá ser contra o principal defensor e símbolo do MST, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os sem-terra pretendem protestar contra a falta de atenção dispensada por Lula para as pautas de questões agrárias. Em Alagoas, o tema da reforma agrária será discutido a partir deste próximo sábado (25) e segue até a terça-feira (28). O assunto será debatido na 29ª edição do Encontro Estadual deles.
Na agenda do evento, está a discussão para realizar planos e organizar as lutas do movimento em Alagoas, durante este ano. “A agenda integra ainda as iniciativas de comemorações dos 40 anos do MST, que será celebrado em 2024, como o envolvimento de todos os acampamentos e assentamentos do movimento no país”, diz texto do MST postado em rede social.
A 29ª edição do Encontro Estadual do MST irá ser realizado no município de Arapiraca. Na oportunidade dinda serão aprofundados o debate e a análise do movimento da luta pela terra em Alagoas e os desafios na luta pela reforma agrária no estado.
No âmbito nacional, o MST estaria a espera da apresentação de uma plano emergencial para o movimento até abril. Caso não aconteça, possivelmente devem ser deflagradas as ações de retomadas de ocupações.