Governo vai reforçar segurança na área Yanomami após ataque ao Ibama
Intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal

O governo federal prometeu enviar novos agentes da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional para a terra indígena Yanomami que fica em Roraima. O intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal. O pedido foi feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após ataque registrado na noite desta quinta-feira (23).
A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, já enviou ofício ao Ministério da Justiça com a solicitação.“Estamos dialogando com a PF e a Defesa para reforçar nossas operações na região, já que não vamos sair de lá tão cedo. Qualquer recuo no momento vai representar a volta deles (os garimpeiros). Obviamente, que tem uma logística para que isso aconteça. mas deve ser em breve a melhora na segurança”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, à CNN.
Nesta quinta, garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização na terra indígena Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama. Segundo o Ibama, os fiscais revidaram e, no tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos e foi levado ao hospital.
Segundo o Ibama, os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os demais criminosos fugiram.
A segurança da base de controle, instalada no último dia 7, é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território yanomami. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos, segundo o Ibama.
Últimas notícias

Hemoal vai ao município de Porto Calvo coletar sangue nesta terça-feira

Tempestade destelha fábrica da Toyota em Porto Feliz e causa transtornos na região

PC apura homicídio de homem enterrado em canavial na zona rural de Penedo

IMA aplica multa de R$ 200 mil e embarga área usada como lixão irregular em Barra de Santo Antônio

Duas mulheres são atropeladas em frente ao Hospital Metropolitano, em Maceió

Detran transforma praças do Sertão em salas de cinema e leva conscientização sobre segurança no trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
