Governo vai reforçar segurança na área Yanomami após ataque ao Ibama
Intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal
O governo federal prometeu enviar novos agentes da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional para a terra indígena Yanomami que fica em Roraima. O intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal. O pedido foi feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após ataque registrado na noite desta quinta-feira (23).
A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, já enviou ofício ao Ministério da Justiça com a solicitação.“Estamos dialogando com a PF e a Defesa para reforçar nossas operações na região, já que não vamos sair de lá tão cedo. Qualquer recuo no momento vai representar a volta deles (os garimpeiros). Obviamente, que tem uma logística para que isso aconteça. mas deve ser em breve a melhora na segurança”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, à CNN.
Nesta quinta, garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização na terra indígena Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama. Segundo o Ibama, os fiscais revidaram e, no tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos e foi levado ao hospital.
Segundo o Ibama, os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os demais criminosos fugiram.
A segurança da base de controle, instalada no último dia 7, é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território yanomami. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos, segundo o Ibama.
Últimas notícias
Paulo Dantas se licencia do governo de Alagoas para coordenar campanha de Lula em Alagoas
Pedreiro viaja mais de 2 mil quilômetros para encontrar mulher de IA
Print de WhatsApp vale como prova, mas não basta sozinho, explica advogado
ALE aprova projeto que limita poder de JHC para trocar dirigentes da Arsal
Ricardo Nezinho mantém favoritismo para presidir a Assembleia Legislativa em 2027
Parte do teto de túnel da Câmara desabou nesta quarta-feira
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
