Governo vai reforçar segurança na área Yanomami após ataque ao Ibama
Intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal

O governo federal prometeu enviar novos agentes da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional para a terra indígena Yanomami que fica em Roraima. O intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal. O pedido foi feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após ataque registrado na noite desta quinta-feira (23).
A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, já enviou ofício ao Ministério da Justiça com a solicitação.“Estamos dialogando com a PF e a Defesa para reforçar nossas operações na região, já que não vamos sair de lá tão cedo. Qualquer recuo no momento vai representar a volta deles (os garimpeiros). Obviamente, que tem uma logística para que isso aconteça. mas deve ser em breve a melhora na segurança”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, à CNN.
Nesta quinta, garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização na terra indígena Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama. Segundo o Ibama, os fiscais revidaram e, no tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos e foi levado ao hospital.
Segundo o Ibama, os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os demais criminosos fugiram.
A segurança da base de controle, instalada no último dia 7, é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território yanomami. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos, segundo o Ibama.
Últimas notícias

MPF inspeciona casas de taipa e cobra soluções para comunidade indígena de Joaquim Gomes

Ansiedade e alimentação: veja os alimentos que podem agravar os sintomas

Após acidente de moto, criança fica caída por 40 minutos a espera de socorro, em Arapiraca

Câmara aprova PL da reciprocidade após anúncio de tarifaço de Trump

Workshop vai abordar serviços da Junta Comercial e abertura automática de empresas

Acusada de matar mulher com golpes de faca é presa em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
