Alagoana Joana da Paz é homenageada pelo Fantástico por denunciar tráfico no RJ
Joana Zeferino da Paz, aos 80 anos, faleceu na última quinta-feira (23)
Esta semana chegou ao fim um segredo de quase duas décadas: a identidade da alagoana que enfrentou o tráfico de drogas no Rio de Janeiro apenas com uma câmera na mão, em 2004. Dona Vitória se chamava Joana Zeferino da Paz. A repórter Ana Carolina Raimundi, do Fantástico, conta a história da testemunha que passou seus últimos anos escondida, sob proteção, e se tornou um símbolo de coragem.
O nome real dela era Joana Zeferino da Paz. O ano era 2004, e Joana tinha 80 anos. O apartamento dela ficava de frente para Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, que, com o tempo, deu lugar a uma comunidade comandada pelo tráfico de drogas.
Ela testemunhava a violência aumentar e ficava agoniada. Fez muitas denúncias, mas nada foi feito. Até que decidiu documentar o que acontecia ali com uma câmera.
Era um diário. Ela registrava a ação dos bandidos, dos usuários, das crianças. Com algumas fitas gravadas, ela procurou a delegacia, mas não foi atendida. Até que um dia Dona Joana conseguiu a atenção de um policial, que procurou Fábio Gusmão, um jovem repórter do jornal Extra, do Rio de Janeiro. O trabalho de investigação levou um ano e meio.
Pelo ângulo das imagens, não era difícil saber de onde elas eram feitas. O risco para vida dela era imenso. Até que depois de muita negociação, ela aceitou vender o imóvel e entrou no Programa de Proteção à Testemunha. E no dia que ela deixou o apartamento, em 24 de agosto de 2005, a reportagem foi publicada, e a polícia entrou na comunidade. Os flagrantes ganharam repercussão internacional. Mais de 30 pessoas foram presas, inclusive policiais militares. Esta semana, Fábio recebeu a notícia da morte de Dona Joana. E só agora foi possível dar o que ela tanto quis: o reconhecimento com o seu nome e rosto verdadeiros.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
