Alagoana Joana da Paz é homenageada pelo Fantástico por denunciar tráfico no RJ
Joana Zeferino da Paz, aos 80 anos, faleceu na última quinta-feira (23)
Esta semana chegou ao fim um segredo de quase duas décadas: a identidade da alagoana que enfrentou o tráfico de drogas no Rio de Janeiro apenas com uma câmera na mão, em 2004. Dona Vitória se chamava Joana Zeferino da Paz. A repórter Ana Carolina Raimundi, do Fantástico, conta a história da testemunha que passou seus últimos anos escondida, sob proteção, e se tornou um símbolo de coragem.
O nome real dela era Joana Zeferino da Paz. O ano era 2004, e Joana tinha 80 anos. O apartamento dela ficava de frente para Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, que, com o tempo, deu lugar a uma comunidade comandada pelo tráfico de drogas.
Ela testemunhava a violência aumentar e ficava agoniada. Fez muitas denúncias, mas nada foi feito. Até que decidiu documentar o que acontecia ali com uma câmera.
Era um diário. Ela registrava a ação dos bandidos, dos usuários, das crianças. Com algumas fitas gravadas, ela procurou a delegacia, mas não foi atendida. Até que um dia Dona Joana conseguiu a atenção de um policial, que procurou Fábio Gusmão, um jovem repórter do jornal Extra, do Rio de Janeiro. O trabalho de investigação levou um ano e meio.
Pelo ângulo das imagens, não era difícil saber de onde elas eram feitas. O risco para vida dela era imenso. Até que depois de muita negociação, ela aceitou vender o imóvel e entrou no Programa de Proteção à Testemunha. E no dia que ela deixou o apartamento, em 24 de agosto de 2005, a reportagem foi publicada, e a polícia entrou na comunidade. Os flagrantes ganharam repercussão internacional. Mais de 30 pessoas foram presas, inclusive policiais militares. Esta semana, Fábio recebeu a notícia da morte de Dona Joana. E só agora foi possível dar o que ela tanto quis: o reconhecimento com o seu nome e rosto verdadeiros.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
