“País não pode ser refém de um único homem”, diz Lula sobre presidente do BC
Lula voltou a criticar juros altos e a autonomia do Banco Central em entrevista nesta quinta-feira (2)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os juros altos em entrevista na noite desta quinta-feira (2) a Reinaldo Azevedo, da BandNews.
“Por que esse cidadão que não foi eleito para nada acha que tem o poder de decidir as coisas?”, disse Lula.
“E ainda diz que ‘vai pensar como posso ajudar o Brasil’. Não, você não tem que pensar como ajudar o Brasil, tem que pensar como reduzir a taxa de juros. Para que o país volte a ter crédito, a economia volte a funcionar. Isso não é bravata minha, porque não tenho interesse em brigar com o presidente do Banco Central. Mas esse país não pode ser refém de um único homem.
Lula também voltou a questionar a autonomia do BC, que foi reforçada por uma série de mudanças de regras feita por lei em 2021 que reduziram a possibilidade de interferência do Planalto sobre o Banco Central.
“Eu fui presidente por oito anos, o [Henrique] Meirelles era o presidente do Banco Central e ele tinha autonomia, mas tinha responsabilidade”, disse.
“A responsabilidade dele era saber que esse país tem uma pessoa eleita para presidir o país. E, mesmo assim, essa pessoa não tem autonomia. Eu tenho que prestar contas ao Congresso Nacional, ao TCU, à sociedade, aos veículos de comunicação. Mas por que esse cidadão que não foi eleito para nada acha que tem o poder de decidir as coisas?”
Como em diversos outros momentos desde que assumiu a presidência, Lula voltou também a criticar o nível da Selic, a taxa básica de juros do país, e defender a sua redução.
“Qual é a explicação de ter juros a 13,75% num país em que a economia não está crescendo?”, disse, citando os resultados do PIB de 2022 divulgados mais cedo.
A economia brasileira cresceu 2,9% no ano, mas caiu 0,2% na passagem do terceiro para o quarto trimestre.
“Tem a economia não crescendo, emprego informal com trabalhador ganhando pessimamente mal, o crédito está escasseando. Eu queria uma explicação, apenas, de por que os juros estão a 13,75%.”
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Ciclista morre após ser atingido por carro na AL-115, em Palmeira dos Índios
Da Bahia à Sapucaí, Carnaval 2026 tem clima de campanha antecipada pró-Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
