Polícia Militar reinaugura Base Comunitária do Vergel do Lago
Espaço recebeu melhorias e foi reinaugurado nesta quinta-feira (9)

Um importante equipamento da área de segurança pública acaba de ser revitalizado. A Base Comunitária de Segurança (BCS) do Vergel do Lago, pertencente ao 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi reinaugurada nesta quinta-feira (09), em Maceió.
A Base do Vergel tem papel de extrema relevância no policiamento da região, sobretudo o comunitário, e acaba de receber melhorias estruturais, como pintura, mobílias, computadores novos e aparelho de televisão.
A estrutura fortalece o trabalho diário da base que, desde a sua inauguração, em agosto de 2011, desempenha um serviço diferenciado no policiamento, marcado por ser pioneiro no combate às ocorrências envolvendo som alto e perturbação do sossego e do trabalho alheios.
O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Nilton Rocha, fez questão de enaltecer o empenho dos homens e mulheres que servem no local, desde a sua fundação aos dias atuais “A missão da Base é diferenciada. Os militares atuam frente a frente, ombro a ombro com a comunidade. Estes guerreiros são incansáveis diante de tantas demandas que surgem diariamente. Os senhores estão de parabéns, têm minha continência e respeito. A população local sabe que pode contar com a Base e com o 1° BPM”, salientou o oficial.
Estiveram presentes oficiais e praças que compõem a tropa do 1º BPM, além de representantes de instituições parceiras e de autoridades militares, como o chefe do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, tenente-coronel Klingermário Araújo.
Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a militares e personalidades civis que têm contribuído com a BSC. Entre eles, o major PM Iran Rêgo, chefe de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Em sua fala, o gestor destacou o pioneirismo da Base do Vergel e enfatizou as parceiras com o Ministério Público, Poder Judiciário e Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), e o apoio imprescindível dos comandantes de unidades e do CPC.
“A base agora conta com computadores e mobiliário novos, melhorias no teto e na pintura. Tudo isso contribui com o programa Na Base do Sossego, que tem demonstrado grande eficiência e eficácia. A cidade precisa de sossego e estamos no caminho certo", destacou o major Iran Rêgo.
O Juiz Cláudio José Lopes também foi um dos homenageados e deixou uma mensagem. “Quero agradecer e reconhecer o serviço extraordinário que este centro realiza diariamente. Serve de exemplo para toda a sociedade e para os poderes constituídos. Nosso dever como sociedade é estar junto da Polícia Militar. Não só agradeço, como muito me orgulho da Polícia Militar do meu estado”, disse o magistrado.
Na Base do Sossego
Assim como a do Vergel do Lago, as Bases Comunitárias da PM são importantes polos de integração entre a polícia e a sociedade, aproximando os agentes de segurança das demandas da comunidade, diminuindo distâncias entre o Estado e os indivíduos e ajudando a trazer mais segurança à população.
Em 2021, a BSC do Vergel foi a pioneira no desenvolvimento do Programa Na Base do Sossego. O projeto, proveniente da Chefia de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), nasceu com a pretensão de reduzir as perturbações do sossego alheio na região. Formou-se então, uma rede de parceiros como o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e a própria PM.
Na prática, a execução se dá em duas fases. A primeira é a fase de visitas comunitárias, quando agentes de segurança visitam os perturbadores do sossego alheio, conforme registros da Central 190, resultando em um cadastro de pessoas e estabelecimentos que reiteradamente perturbam o sossego alheio.
Na segunda fase, eminentemente repressiva, a Base passa a se dedicar às apreensões dos aparelhos sonoros dos perturbadores qualificados pelo programa. Havendo o reforço ainda maior com a introdução das Forças Tarefas do Sossego, que atuam em dias e horários de maior recorrência criminal, bem como a Operações Na Base do Sossego, realizadas com apoio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que resultaram em inúmeras qualificações, apreensões e autuações por utilização dos paredões em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Os benefícios vão além, e os desdobramentos apresentam-se positivos. Inúmeras entidades, como igrejas, escolas, abrigos, entre outras, foram agraciadas com doações de aparelhos sonoros provenientes das transações penais, por meio do9 Ministério Público e do Poder Judiciário. Atualmente, são 87 aparelhos sonoros apreendidos pela Base do Vergel e um total de 175 por todas as outras Bases Comunitárias juntas.
Últimas notícias

Celso Portiolli se emociona sobre Troféu Imprensa: “Nunca imaginei”

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Homem abre fogo após encontrar jovem pelado no quarto da filha de 13 anos

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
