Roda de conversa discute importância do brincar para o desenvolvimento infantil
Formação reúne auxiliares de sala na creche Mestra Virgínia, no Rio Novo
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, nesta sexta-feira (10), a 1ª Roda de Conversa entre auxiliares de salas de unidades de ensino municipais da região administrativa IV de Maceió. O encontro debateu as práticas da educação infantil no cotidiano escolar, na creche Mestra Virgínia Moraes da Silva, no bairro Rio Novo.
Para a técnica pedagógica da Semed, a roda de conversa com os profissionais é uma ideia inovadora. "É importante ouvir os auxiliares e estagiários, ouvir seus anseios, o que eles necessitam, porque a rede se fortalece e a educação é ofertada com equidade e qualidade", pontuou.
Segundo o diretor da creche Mestra Virgínia, Akauê Basili, o brincar é um fundamento que faz com que a criança se desenvolva. "É no brincar que a criança vive, se desenvolve, tanto que sem a brincadeira não tem educação infantil. Uma criança brincando põe seriedade naquilo, já que para ela a brincadeira é uma coisa séria", explicou.
A auxiliar de sala Maria das Graças Pereira revelou que a roda de conversa discutiu alguns assuntos inerentes a todos os profissionais que fazem parte da Educação Infantil. "Eu achei muito bom, porque vai contribuir com a minha prática de um modo geral, foi produtivo", contou.
A estagiária Vitória Gualter, 19 anos, estudante do 2º período de Pedagogia na Ufal, destacou que a experiência na prática com as crianças tem mudado a forma como ela vê a infância. "Acho que o trabalho na creche me reconstruiu. Achei muito interessante a roda de conversa, porque ajuda a descontruir as complexidades entre os seres humanos e nos nossos anseios", ressaltou.
A roda de conversa contou com atividades como a exibição do curta documentário "Casa de Insetos" e do sorteio do livro "É brincando que se aprende: a experiência da te-arte na educação infantil", de Rozana Machado Bandeira de Melo.
Últimas notícias

Ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, morre arrastado por correnteza no Rio Paraíba do Meio

PRF prende mulher por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Maceió

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores, em Atalaia

Prestes a perder espaço no governo, Paulão defende greve de educadores e tensiona relação com Dantas

Renan Filho trabalha para reverter impopularidade de Lula de olho na vaga de vice em 2026

Samu realiza parto em via pública na Avenida Fernandes Lima, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
