Roda de conversa discute importância do brincar para o desenvolvimento infantil
Formação reúne auxiliares de sala na creche Mestra Virgínia, no Rio Novo
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, nesta sexta-feira (10), a 1ª Roda de Conversa entre auxiliares de salas de unidades de ensino municipais da região administrativa IV de Maceió. O encontro debateu as práticas da educação infantil no cotidiano escolar, na creche Mestra Virgínia Moraes da Silva, no bairro Rio Novo.
Para a técnica pedagógica da Semed, a roda de conversa com os profissionais é uma ideia inovadora. "É importante ouvir os auxiliares e estagiários, ouvir seus anseios, o que eles necessitam, porque a rede se fortalece e a educação é ofertada com equidade e qualidade", pontuou.
Segundo o diretor da creche Mestra Virgínia, Akauê Basili, o brincar é um fundamento que faz com que a criança se desenvolva. "É no brincar que a criança vive, se desenvolve, tanto que sem a brincadeira não tem educação infantil. Uma criança brincando põe seriedade naquilo, já que para ela a brincadeira é uma coisa séria", explicou.
A auxiliar de sala Maria das Graças Pereira revelou que a roda de conversa discutiu alguns assuntos inerentes a todos os profissionais que fazem parte da Educação Infantil. "Eu achei muito bom, porque vai contribuir com a minha prática de um modo geral, foi produtivo", contou.
A estagiária Vitória Gualter, 19 anos, estudante do 2º período de Pedagogia na Ufal, destacou que a experiência na prática com as crianças tem mudado a forma como ela vê a infância. "Acho que o trabalho na creche me reconstruiu. Achei muito interessante a roda de conversa, porque ajuda a descontruir as complexidades entre os seres humanos e nos nossos anseios", ressaltou.
A roda de conversa contou com atividades como a exibição do curta documentário "Casa de Insetos" e do sorteio do livro "É brincando que se aprende: a experiência da te-arte na educação infantil", de Rozana Machado Bandeira de Melo.