Meio ambiente

Relatório aponta situação das áreas de mangue em Alagoas

Iniciativa monitorará mensalmente as áreas de cobertura manguezal do estado

Por 7Segundos com Assessoria 13/03/2023 13h01 - Atualizado em 13/03/2023 14h02
Relatório aponta situação das áreas de mangue em Alagoas
Fotos da região de Pratagy do Projeto Mangue Vivo - Foto: Instituto Biota

O Instituto Biota de Conservação Ambiental publicou na manhã desta segunda-feira (13) o primeiro relatório do Projeto Mangue Vivo. A proposta deste documento é trazer informações sobre a cobertura dos manguezais entre Jacarecica, em Maceió, e Barra de Santo Antônio.

A iniciativa é uma parceria entre o Biota, a Coca Cola Brasil e a Solar Coca Cola. A sua proposta é monitorar as áreas de manguezal da Região Hidrográfica do Pratagy. Mensalmente, uma equipe do Biota realizará voos com drone, capturando imagens para acompanhar a cobertura vegetal ao longo do tempo.

A preservação dessas áreas é fundamental, uma vez que elas exercem importantes funções ecossistêmicas, como por exemplo prover áreas de abrigo e desenvolvimento para diversas espécies; servir como área de amortecimento entre o oceano e o continente, protegendo contra tempestades e ações erosivas das marés; atuar na retenção de poluentes e ciclagem de matéria orgânica; além de servir como fonte de renda para diversas comunidades que dependem de atividades como a pesca e coleta de mariscos.

Reforçando ainda mais a importância desse ecossistema, na região hidrográfica do Pratagy, também são encontradas duas Áreas de proteção Ambiental (APA), a APA do Pratagy, de nível estadual, e a APA Costa dos Corais, de nível federal, duas unidades de conservação que tiveram entre seus objetivos de criação a proteção dos manguezais, bem como a fauna, flora e recursos hídricos associados.

Com base nisso, no âmbito deste projeto foram selecionadas 14 áreas de manguezal entre os municípios de Maceió e Barra de Santo Antônio, totalizando mais de 300 hectares monitorados mensalmente. Com esse monitoramento, será possível acompanhar o status de preservação das florestas de manguezal, colaborando também para ações de fiscalização e a conservação na região hidrográfica do Pratagy.