Relatório aponta situação das áreas de mangue em Alagoas
Iniciativa monitorará mensalmente as áreas de cobertura manguezal do estado
O Instituto Biota de Conservação Ambiental publicou na manhã desta segunda-feira (13) o primeiro relatório do Projeto Mangue Vivo. A proposta deste documento é trazer informações sobre a cobertura dos manguezais entre Jacarecica, em Maceió, e Barra de Santo Antônio.
A iniciativa é uma parceria entre o Biota, a Coca Cola Brasil e a Solar Coca Cola. A sua proposta é monitorar as áreas de manguezal da Região Hidrográfica do Pratagy. Mensalmente, uma equipe do Biota realizará voos com drone, capturando imagens para acompanhar a cobertura vegetal ao longo do tempo.
A preservação dessas áreas é fundamental, uma vez que elas exercem importantes funções ecossistêmicas, como por exemplo prover áreas de abrigo e desenvolvimento para diversas espécies; servir como área de amortecimento entre o oceano e o continente, protegendo contra tempestades e ações erosivas das marés; atuar na retenção de poluentes e ciclagem de matéria orgânica; além de servir como fonte de renda para diversas comunidades que dependem de atividades como a pesca e coleta de mariscos.
Reforçando ainda mais a importância desse ecossistema, na região hidrográfica do Pratagy, também são encontradas duas Áreas de proteção Ambiental (APA), a APA do Pratagy, de nível estadual, e a APA Costa dos Corais, de nível federal, duas unidades de conservação que tiveram entre seus objetivos de criação a proteção dos manguezais, bem como a fauna, flora e recursos hídricos associados.
Com base nisso, no âmbito deste projeto foram selecionadas 14 áreas de manguezal entre os municípios de Maceió e Barra de Santo Antônio, totalizando mais de 300 hectares monitorados mensalmente. Com esse monitoramento, será possível acompanhar o status de preservação das florestas de manguezal, colaborando também para ações de fiscalização e a conservação na região hidrográfica do Pratagy.
Últimas notícias
Tia Júlia realiza visita técnica às obras de manutenção na Escola Rosinha Pimentel
Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo; veja a programação
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
