Coronel da PM-DF diz que Exército dificultou prisão de participantes dos atos de 8 de janeiro
Segundo o ex-comandante de Operações da Polícia Militar, Exército montou uma barreira para proteger manifestantes que estavam em acampamento
Ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, o coronel Jorge Eduardo Naime afirmou nesta quinta-feira (16) que o Exército tentou impedir a prisão de manifestantes que participaram dos ataques criminosos às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro.
A declaração foi dada durante depoimento à Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Naime está preso desde fevereiro. Ele é acusado de ter se omitido em relação aos ataques.
O coronel disse que foi feita uma barreira com militares do Exército para impedir a prisão de suspeitos que participaram dos atos e que estavam instalados no acampamento que havia sido montado em frente ao Quartel-General do Exército.
“Uma linha de choque montada com blindados e, por interessante que parecesse, eles não estavam voltados para o acampamento. Eles estavam voltados para a PM, protegendo o acampamento”, afirmou.
“O tenente que era o oficial de dia no QG queria impedir que a gente prendesse as pessoas no gramado que fica ao lado da via N1. O argumento foi que o local era uma área do Exército e que a PM não poderia atuar”, acrescentou.
Desmobilização do acampamento
Naime afirmou que participou de diversas reuniões com o Comando do Exército para a retirada do acampamento, mas as ações eram sempre canceladas.
De acordo com o ex-comandante, investigações já haviam revelado várias irregularidades dentro do acampamento, como comércio ilegal e aluguel irregular de tendas.
Havia ainda, segundo o coronel, a “Máfia do Pix”, em que pessoas que se intitulavam lideranças pediam às pessoas que fizessem transferências via Pix para manter o funcionamento do acampamento.
O Exército foi procurado para comentar o assunto, mas ainda não se manifestou.
(Com informações da Agência Brasil)
Últimas notícias
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
