Coronel da PM-DF diz que Exército dificultou prisão de participantes dos atos de 8 de janeiro
Segundo o ex-comandante de Operações da Polícia Militar, Exército montou uma barreira para proteger manifestantes que estavam em acampamento
Ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, o coronel Jorge Eduardo Naime afirmou nesta quinta-feira (16) que o Exército tentou impedir a prisão de manifestantes que participaram dos ataques criminosos às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro.
A declaração foi dada durante depoimento à Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Naime está preso desde fevereiro. Ele é acusado de ter se omitido em relação aos ataques.
O coronel disse que foi feita uma barreira com militares do Exército para impedir a prisão de suspeitos que participaram dos atos e que estavam instalados no acampamento que havia sido montado em frente ao Quartel-General do Exército.
“Uma linha de choque montada com blindados e, por interessante que parecesse, eles não estavam voltados para o acampamento. Eles estavam voltados para a PM, protegendo o acampamento”, afirmou.
“O tenente que era o oficial de dia no QG queria impedir que a gente prendesse as pessoas no gramado que fica ao lado da via N1. O argumento foi que o local era uma área do Exército e que a PM não poderia atuar”, acrescentou.
Desmobilização do acampamento
Naime afirmou que participou de diversas reuniões com o Comando do Exército para a retirada do acampamento, mas as ações eram sempre canceladas.
De acordo com o ex-comandante, investigações já haviam revelado várias irregularidades dentro do acampamento, como comércio ilegal e aluguel irregular de tendas.
Havia ainda, segundo o coronel, a “Máfia do Pix”, em que pessoas que se intitulavam lideranças pediam às pessoas que fizessem transferências via Pix para manter o funcionamento do acampamento.
O Exército foi procurado para comentar o assunto, mas ainda não se manifestou.
(Com informações da Agência Brasil)
Últimas notícias
João Gomes relata momento de tensão no Rio: 'Começaram a atirar do nada'
Maratona de inovação e mostra infantil de animação abrem programação do Inova Penedo
Outubro Verde: mês de prevenção à sífilis aborda importância do teste rápido
Alagoas é o melhor do Nordeste em responsabilidade fiscal, diz CLP
Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Nosso Chão, Nossa História seleciona empresa para realização de curso sobre cuidados com animais
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
