Alagoas

Falha humana é a principal causa de acidentes em estradas alagoanas

Dados do Detran Alagoas trazem o levantamento dos ações que levam aos sinistros

Por Marcos Filipe Sousa 18/03/2023 08h08
Falha humana é a principal causa de acidentes em estradas alagoanas
Acidente de trânsito na rodovia AL 205 - Foto: Cortesia

Das sete maiores causas de acidentes em estradas no Estado, no ano passado, seis estão relacionadas a falha humana. Os dados são do Detran Alagoas, junto com Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), que apontam uma realidade brasileira.

Em 2022, foram registrados 2.573 sinistros, tanto em rodovias estaduais, federais e regiões urbanas das cidades. A primeira colocação como causa está a falta de atenção do condutor, com 995 acidentes. A lista é completada com desobediência as normas (651), não guardar distância segura (256), velocidade incompatível (102), ingestão de álcool e ultrapassagem indevida, com 59, casa um. 

Os números são bem diferentes de 2021, quando nas cinco primeiras, uma era animais na pista, com 29 ocorrências, e as quatro primeiras posições eram ocupadas por outros motivos relacionados a falha humana:

Ainda no ano de 2022, a lista de acidentes foi liderada com as colisões traseiras (498), colisão transversal (484) e colisão da lateral (271).

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego fez o mesmo levantamento, apontando que no país, aparece em primeiro lugar reação tardia do motorista. A lista também inclui velocidade incompatível e consumo de álcool. Só as falhas mecânicas não dependem do comportamento do motorista.