Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido de suspensão de perfis de Nikolas Ferreira
Deputada diz que o colega dissemina desinformação e solicitou que ele seja impedido de publicar conteúdos “de cunho transfóbico”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (20) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre um pedido de suspensão dos perfis nas redes sociais do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O prazo é de cinco dias.
Na última segunda (13), a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o STF com o pedido de suspensão das contas de Nikolas Ferreira no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, Telegram e YouTube. A congressista também solicitou que seu colega na Câmara seja impedido de publicar conteúdos “de cunho transfóbico”.
Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Nikolas fez um discurso considerado transfóbico na tribuna do plenário da Câmara. O parlamentar se tornou alvo de ações, tanto na Justiça quanto na Câmara dos Deputados, depois do episódio.
O deputado disse que as mulheres cisgênero estariam “perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. E que “eles estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é a realidade”. Nikolas criticou a inclusão de mulheres transexuais nos esportes, por exemplo. E chegou a vestir uma peruca durante a fala.
No pedido, Hilton disse que Nikolas tem usado o discurso e a repercussão do caso para “promover sua imagem junto às redes sociais, tendo ganhado centenas de aliados que se convenceram da tese criminosa apresentada na ocasião”.
A congressista afirmou que o deputado teve “aumento expressivo” no número de seguidores nas plataformas.
“Diante das circunstâncias, está evidente que o deputado Nikolas Ferreira, além de manter atividade criminosa constante de disseminar notícias falsas, transfobia e incitação à transfobia por todas as suas redes sociais, ainda está intencionalmente obtendo vantagem com a prática delituosa, se utilizando de sua prática de transfobia para angariar mais seguidores em suas redes sociais”, declarou Hilton.
Ela também pediu que os atos do deputado sejam investigados no inquérito das milícias digitais, em curso no STF e relatado por Moraes. “O comportamento do deputado Nikolas Ferreira, no que diz respeito à transfobia e à desinformação, é recorrente e afrontoso à ordem jurídica no país, bem como às instituições de Justiça”, declarou Hilton.
A CNN procurou o deputado Nikolas Ferreira, por meio de sua assessoria, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Últimas notícias
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
