Vacina Bivalente contra a Covid-19 já está disponível a todos os grupos prioritários em Alagoas
Idosos, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas , indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outras, já podem se imunizar
A vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19, destinada a proteger a população contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron, já está disponível em Alagoas para todos os grupos prioritários designados pelo Ministério da Saúde (MS). Para se vacinar, basta comparecer aos postos de vacinação indicados pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), portando o cartão de vacinação.
A partir de agora, além dos idosos, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos de idade e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, que foram contemplados na primeira fase, outros grupos prioritários passam a ser beneficiados. Isso significa que as gestantes e puérperas, a população privada de liberdade, a partir dos 18 anos, os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, na faixa etária entre 12 e 18 anos, bem como os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e os trabalhadores da saúde devem se imunizar.
Contudo, para receber a vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19, é necessário ter concluído, há pelo menos quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário. Ele compreende, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao MS, duas doses do imunizante monovalente. Até o fim da ação, devem ser vacinados pelo menos 90% do público-alvo, visando conferir imunidade de rebanho, que é o método utilizado em todo o mundo para conter, por meio de vacinas, as doenças infectocontagiosas.
Precauções
Segundo a enfermeira do PNI, Ivoneide Amélia, há precauções para os casos de pessoas com doenças febris moderadas ou graves, que só podem ser vacinadas quando os sintomas acabarem. No caso das pessoas que já tiveram Covid-19, é necessário aguardar um mês após o início dos sintomas da doença provocada pelo novo coronavírus. Os pacientes acometidos por doenças inflamatórias imunomediadas, oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos, devem ser contemplados com a vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19 mediante avaliação e parecer médico.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as pessoas que integram os grupos prioritários devem comparecer o quanto antes aos postos de vacinação e se imunizarem. “Ficou comprovado, desde janeiro de 2021, quando as primeiras vacinas foram aplicadas, que elas são eficazes e reduzem as complicações, internações e óbitos. O novo coronavírus não será extinto, sofre mutações e, por isso, a vacinação é imprescindível”, enfatizou o gestor da saúde estadual.
Últimas notícias
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
