Rodrigo Cunha cobra sanção urgente de projeto que garante Delegacias da Mulher 24h
A proposta de Rodrigo Cunha já foi aprovada pelo Congresso Nacional
                            O senador Rodrigo Cunha (União) cobrou em reunião com o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) a sanção integral, e o mais rápido possível, do projeto de lei que trata da criação e do funcionamento ininterrupto – durante 24 horas por dia – de delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAM). A proposta de Rodrigo Cunha já foi aprovada pelo Congresso Nacional e está somente aguardando a sanção do presidente Lula (PT).
O projeto de Rodrigo Cunha também determina que os repasses de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública da União sejam usados para criar mais delegacias especializadas de atendimento à mulher, uma vez que a maioria das cidades do país não possui estes centros policiais. Ainda segundo a proposta, nos municípios onde não houver uma DEAM, a delegacia existente deverá priorizar o atendimento da mulher vítima de violência por agente feminina especializada.
“Este projeto de minha autoria já foi aprovado no Congresso e é vital para a segurança das mulheres brasileiras. Ou seja, não há mais o que se discutir, e sim o que se necessita é agir. Precisamos punir com força quem comete agressões ou violências de qualquer tipo contra o público feminino. Por isso, fui pessoalmente ao gabinete do ministro Flávio Dino cobrar que o governo sancione a medida sem alterações e com urgência máxima. Fomos muito bem recebidos, mas não abriremos mão de seguir cobrando esta sanção por parte do governo”, disse Cunha.
Além de direcionar recursos para a criação de mais DEAMs, O projeto de lei de Rodrigo Cunha determina que as delegacias de atendimento à mulher funcionem 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. Esse atendimento deverá ser feito, preferencialmente, em sala reservada e por policiais do sexo feminino. A regra deve ser obedecida não só pelas delegacias que serão criadas, mas também por aquelas que já existem. A reunião entre Cunha e Dino ocorreu na noite de quinta-feira (24).
“O presidente Lula precisa sancionar esta proposta com urgência. Mas além disso, vamos no Senado exigir que os estados cumpram esta determinação. Inclusive Alagoas, que ainda tem uma estrutura precária e ineficiente de combate à violência contra as mulheres. Infelizmente, muitas mulheres deixam de registrar a ocorrência de violências sofridas porque não há delegacias especializadas nos municípios onde moram ou porque as delegacias da mulher não funcionam à noite ou nos fins de semana”, destacou o senador.
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		