Alagoas tem o terceiro maior índice de trabalho infantil do Nordeste
Estado teve mais de 9% do público entre 10 e 13 anos nesta situação em 2019
Um estudo da Unicef, denominado “As múltiplas dimensões da pobreza na infância e adolescência no Brasil”, apontou que 9,4% das crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos são vítimas do trabalho infantil em Alagoas. Os dados são de 2019, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
Os números colocam Alagoas como o terceiro maior índice de trabalho infantil do Nordeste, atrás apenas do Maranhão (10,8%) e da Paraíba (9,8%). Na sequência aparecem Piauí (8,4%); Bahia (7%); Sergipe (6,7%); Ceará (6,3%); Pernambuco (6%); e Rio Grande do Norte (3,3%).
No Brasil, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos exerciam algum tipo de trabalho infantil em 2019. No estudo foram consideradas duas formas de privação em relação ao trabalho infantil, intermediária e extrema, de acordo com a idade e o número de horas trabalhadas remuneradas e/ou dedicadas às tarefas domésticas por semana.
“Entre 2017 e 2019, não houve melhora significativa tanto em relação à privação intermediária quanto à extrema. Os valores variaram pouco nesse período em todas as faixas etárias e ficaram em torno de 4% e 1,5%, respectivamente. Como nas outras dimensões, as desigualdades de raça, regionais e de gênero também estão presentes, especialmente entre crianças e adolescentes acima de 10 anos”, consta no artigo.
O levantamento também apurou diversas áreas focando no tema central do artigo, apresentando os números de crianças e adolescentes de até 17 anos com algum tipo de privação naquele ano. Em Alagoas, os percentuais foram os seguintes: 12,6% eram privados de educação; 25,3% de informação, 6% de moradia; 19,9% de água; 67,1% de saneamento; e 68,2% de renda.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
