Lula autorizou Haddad a apresentar marco fiscal a Lira e Pacheco, diz Padilha
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, falou à imprensa ao chegar para a reunião do ministro da Fazenda com líderes partidários na Residência Oficial da Câmara

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira (29), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a apresentar o novo marco fiscal aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O desenho final da proposta foi fechado nesta tarde, durante reunião com o chefe do Executivo no Palácio do Alvorada.
Participaram da reunião a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), os secretários da Fazenda Gabriel Galípolo (executivo), Rogério Ceron (Tesouro Nacional) e Guilherme Mello (Política Econômica) e os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE). A secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, participou de forma remota.
“Ministro Haddad vai apresentar a Lira e Pacheco proposta já discutida com o presidente Lula. Lula autorizou Haddad a apresentar para as duas Casas para começar o mais rápido possível debate dentro do Congresso Nacional”, disse Padilha, ao chegar na Residência Oficial da Câmara.
“Mais rápido possível”, enfatizou Padilha, ao ser questionado sobre o prazo de divulgação da proposta.
Segundo o ministro, o texto influencia tanto na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), quanto na ampliação de investimentos no País e na criação de um ambiente propício para redução das taxas de juros. “Por isso temos essa pressa em aprovar, inclusive o Congresso Nacional também”, reforçou.
Padilha também participa da reunião de Haddad com líderes da Casa para apresentar a nova âncora fiscal aos deputados. O encontro foi convocado por Lira.
Padilha afirmou que Lula orientou Haddad a começar o debate no Congresso sobre o novo marco. Segundo o ministro, existe um clima “muito positivo” para aprovação do texto e é importante definir um relator da matéria o mais rápido possível. “Temos conversado que relator tenha capacidade de diálogo com todos os setores da Câmara e Senado”, disse.
Questionado sobre estimativa de prazo para aprovação da matéria no Legislativo, Padilha reforçou que a expectativa é de que seja “o mais rápido possível”.
Conforme antecipado pela analista da CNN Raquel Landim, Padilha disse que a proposta de marco fiscal do governo prevê mecanismos de controle de despesa e meta de superávit primário das contas públicas, mas sem dar mais detalhes.
Primeira apresentação
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou perto das 18 horas à Residência Oficial da Câmara para apresentar aos líderes partidários o novo marco fiscal. A reunião foi convocada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
O compromisso, marcado inicialmente para às 17 horas, foi atrasado.
Nesta quinta-feira (30), às 9 horas, Haddad se reúne com os líderes do Senado e o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
*Com informações de Estadão Conteúdo
Últimas notícias

Ultramaratonista é atacado por urso durante treinamento no Japão e fica com antebraço pendurado

'Esquadrão do Grito' se reúne em Londres para gritar e espantar o estresse

Participante perde o controle e parte para agressão em reality

Mãe de Virgínia reage ao ver Zé Felipe encantado por Ana Castela

Hospital de Emergência do Agreste promove 3ª edição do “AVC na Praça”

Fretista transportou geladeira com corpo sem saber; acusado disse havia 'macumba' dentro
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
