Deputado Alexandre Ayres faz balanço dos 60 dias de mandato
Confira destaques dos seus primeiros meses
O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) completa, neste sábado (1°), dois meses de mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Nos primeiros 60 dias no cargo, o parlamentar participou efetivamente das sessões plenárias, apresentou 17 matérias, sendo 5 projetos de lei e 12 indicações, tornou-se membro de três comissões e propôs a criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância. Ayres segue como defensor da saúde pública alagoana.
Neste período, o deputado mostrou preocupação e comprometimento com diversos temas, mas iniciou seus pleitos com a saúde. Em seu primeiro ato, apresentou um projeto de lei para a criação da lei Heróis da Saúde, que altera a lei estadual nº 8.539, de 10 de novembro de 2021, que dispõe sobre normas de concursos públicos para os profissionais de saúde que atuaram no combate à Covid-19 durante a pandemia.
Em seu primeiro discurso, o deputado garantiu que o seu mandato será dedicado a combater a fome. "A fome é uma realidade dramática que há muito deveria estar restrita aos livros de história e não continuar a ser pauta diária nos meios de comunicação de boa parte do mundo, por isso quero trabalhar para combater essa realidade. Fiz parte de um grande esforço governamental para combater a fome, durante os oito anos integrando a equipe do ex-governador Renan Filho, passei por duas Secretarias, Recursos Hídricos e Saúde, são dois órgãos diretamente ligados a esse grave problema: a fome endêmica, mal brasileiro, como bem classificou Josué de Castro”, explicou.
Os temas relacionados à saúde sempre estiveram no foco do parlamentar. Outra indicação protocolada foi para a finalização da reforma dos ambulatórios de Fonoaudiologia e Fisioterapia do Centro em Reabilitação - CER III, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Ele também pediu a criação do Restaurante Universitário da Uncisal, que era um pleito antigo dos estudantes da universidade.
O parlamentar passou a integrar três comissões: a de Constituição, Justiça e Redação, da Saúde e Seguridade Social, e da Ciência e Tecnologia da Informação. Além disso, também realizou um requerimento pedindo a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância. Segundo Ayres, a nova Frente terá como foco “incentivar e fiscalizar as ações em proteção aos direitos das crianças de até seis anos de idade, estabelecendo princípios e diretrizes para formulação e implementação de políticas públicas voltadas às crianças alagoanas".
Na Educação, o parlamentar sugeriu que o Estado cumpra os preceitos da lei federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que inclui profissionais de psicologia e de serviço social nas escolas da rede pública de ensino básico.
Alexandre Ayres destacou ainda as indicações direcionadas para o município de Marechal Deodoro, onde, na eleição, recebeu 10.865 votos. "Pensando na melhoria da qualidade de vida da população deodorense, pedimos a expansão do Programa Ronda no Bairro para a Praia do Francês, além do recapeamento asfáltico da Rodovia Divaldo Suruagy, e a construção de uma passarela para travessia de pedestre na AL-101 sul, onde fica localizado o espaço cocada cultura, como também a implantação de faixa cicloviária, entre o trecho da Ponte Divaldo Suruagy ao trevo do Francês", contou o deputado.
Ele também protocolou indicações direcionadas à parte alta de Maceió, no Benedito Bentes, uma delas para transformar o mini pronto socorro Denilma Bulhões em clínica da família, com o intuito de ampliar os atendimentos na região, e a outra propondo a construção de uma escola nível médio para atender a população dos conjuntos José Aprígio Vilela, Caetés e Planalto.
“Não poderia esquecer de mais um pleito de campanha: o autismo. Essa luta é de todos nós e vamos continuar cobrando dos municípios e do estado um olhar prioritário para este tema”, disse, expondo indicações voltadas à condição: um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA, e a uma indicação para a prestação de apoio psicológico aos pais, cuidadores e\ou responsáveis de pessoas com a condição. “Vamos fazer muito mais! Os alagoanos podem contar comigo”, concluiu Ayres.