Geral

Um cada quatro estabelecimento trabalham no prejuízo em Alagoas

Dados são do levantamento ‘Situação Econômica Alimentar Fora do Lar'

Por 7Segundos 04/04/2023 11h11 - Atualizado em 04/04/2023 11h11
Um cada quatro estabelecimento trabalham no prejuízo em Alagoas
Restaurante self-service - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Alagoas mostrou que um a cada quatro estabelecimentos do setor trabalham com prejuízo no estado.

De acordo com o levantamento ‘Situação Econômica Alimentar Fora do Lar', referente ao mês de março, quase um quarto das empresas ficou vermelho em fevereiro, um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao resultado de janeiro. Outros 42% trabalham com estabilidade e 34% tiveram lucro.

Entre os que tiveram prejuízo, a queda nas vendas (81%) é apontada como principal motivo para o desempenho ruim. Além disso, o custo dos insumos (63%) e reduções de número de clientes (57%) também aparecem como fatores.

Também houve aumento de endividamento das empresas, que têm 45% de pagamentos em atraso. Segundo os dados, 72% devem impostos federais, 44% impostos estaduais, 28% taxas municipais, 26% devem fornecedores, 26% serviços públicos e 13% estão com aluguel em atraso.

O presidente da Abrasel/ AL afirma que o cenário é preocupante. “O cenário é desafiador, dívidas de empréstimos, impostos e encargos trabalhistas têm somado a forte inflação que recaem sobre os insumos. O resultado é uma conta difícil de fechar requerendo do empresário habilidade na gestão para manter as portas abertas e tentar obter lucro ou pelo menos estabilizar suas contas.”