AL é um dos cinco estados do Nordeste em que a cannabis medicinal é legalizada
A planta Cannabis Sativa L. é usada no tratamento de diversas doenças psiquiátricas e neurodegenerativas, tais como Parkinson e Alzheimer

Popularmente conhecida como maconha, a planta Cannabis Sativa L., um composto a base de canabidiol e THC, é uma alternativa para o tratamento de diversas doenças psiquiátricas e neurodegenerativas, tais como Parkinson, Alzheimer, Epilepsia Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.
No Brasil, o uso da cannabis medicinal ainda não é legalizado, uma vez que não existe uma lei federal sobre o tema, mas dez estados e o Distrito Federal já aprovaram a legislação por meio de suas respectivas assembleias legislativas. Por outro lado, nas 16 unidades da federação (UFs) restantes o processo ainda está em tramitação.
Alagoas é um dos cinco estados do Nordeste onde o uso voltado para a saúde é legalizado, juntamente ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A única região que não possui UFs onde a cannabis é legal é a Norte, onde os projetos de lei ainda tramitam.
Os dados foram apurados pelo portal Brasil em Mapas, até o último dia 3 de abril. Os demais locais onde o uso é permitido são no Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
De autoria do então deputado estadual Lobão (MDB), o PL foi promulgado na Assembleia Legislativa do Estado no dia 9 de novembro de 2022. A lei foca no acesso universal ao tratamento de saúde e no fomento à pesquisa científica sobre o uso medicinal e industrial.
O material é distribuído aos pacientes com laudo, prescrição médica e um atestado comprovando que a pessoa não tem condições de comprar a medicação. Vale ressaltar que apenas médicos especializados na área de neurologia (como neurocirurgia e psiquiatria) poderão prescrever o canabidiol.
Últimas notícias

Bolsonaro e aliados devem pagar R$ 30 milhões em indenização por trama golpista, decide STF

Trump diz que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Compra de votos na Barra de Santo Antônio é investigada pela PF há quase um ano

Bar no Jaraguá promove festa gratuita após condenação de Bolsonaro pelo STF

Após pedido de Alfredo Gaspar, Supremo manda prender “Careca do INSS”

Alimentação Escolar de Junqueiro é destaque em Encontro Estadual do PNAE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
