Deputado Rafael Brito apresenta PL que pode aumentar pena de crimes cometido em escolas
Proposta será avaliada
Desde o último mês, com o trágico acontecimento na escola estadual Thomazia Montoro no município de São Paulo, diversos episódios lamentáveis continuam sendo noticiados a cada semana e têm chamado a atenção da sociedade.
No início desse mês, o deputado federal Rafael Brito (MDB) apresentou o projeto de Lei 1481/23, que propõe a inclusão no Código Penal de agravante para crimes cometidos em ambiente escolar. A proposta pretende ampliar a pena e promover punições mais severas a todo e qualquer crime realizado dentro das escolas.
O projeto de lei acrescenta a alínea ao inciso II do art. 61, do Decreto-Lei 2.848/, do Código Penal, que estabelece as penas e as medidas de segurança aplicáveis em cada caso e define as circunstâncias que podem aumentar ou diminuir a pena, como agravantes e atenuantes.
“O ambiente escolar deve ser o mais seguro espaço da nossa sociedade. A escola é responsável pelo desenvolvimento e formação de futuros cidadãos. Não podemos permitir que crimes como esses que estamos vendo, continuem acontecendo e sem uma punição mais rígida da lei”, reivindicou o deputado.
No texto de relatoria do projeto, Rafael reforça que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a crianças e adolescentes igualdade de condições de acesso e permanência na escola, e argumenta que se o ambiente escolar não viabilizar segurança aos alunos e profissionais do local, a estadia de crianças e jovens será completamente prejudicada, contribuindo para evasão escolar.
Para o parlamentar alagoano, o objetivo do PL é coibir a prática de toda e qualquer conduta criminosa dentro do ambiente escolar, promover maior tempo de pena aos criminosos e assim, garantir maior proteção a estudantes, profissionais de educação e a sociedade como um todo.
“Devemos assegurar um espaço de segurança para todos que ali ocupam e fazem parte da comunidade escolar. Todos esses precisam ter a certeza e confiança de que estão em local de máxima segurança. Conto com o apoio de todos os colegas parlamentares para que possamos aprovar no Congresso Nacional matérias que protejam nossos jovens e que possam promover a permanência segura de todos no ambiente escolar”
O deputado protocolou um requerimento de urgência para tramitação do projeto de lei e encontra-se em fase de recolhimento de assinaturas dos parlamentares.
Últimas notícias
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Prefeitura transfere o feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (31)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
