Maceió

São Jorge é celebrado por militares com procissão no Centro da capital

O santo guerreiro é cultuado pela igreja católica e pela igreja ortodoxa

Por 7Segundos 24/04/2023 09h09
São Jorge é celebrado por militares com procissão no Centro da capital
Imagem de São Jorge pelas ruas do Centro de Maceió - Foto: Pascom Arquidiocese de Maceió

O santo São Jorge foi celebrado no domingo (23) em todo país, mas a tradicional procissão pelas ruas do Centro de Maceió, ocorreu na manhã desta segunda-feira (24).

Por ser padroeiro da Polícia Militar (PM), o santo da Capadócia, tem seu cortejo acompanhado pelos militares, saindo do Quartel Geral até a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres, percorrendo as ruas do Comércio.

São Jorge é um dos santos de maior devoção do Brasil. O santo guerreiro é cultuado pela igreja católica e pela igreja ortodoxa, sendo também canonizado pela igreja anglicana. 

Jorge, o cavaleiro nobre, foi decapitado em nome do cristianismo em 23 de abril. A data foi escolhida para homenageá-lo em forma de representar a devoção. 

Após a morte de sua mãe, Jorge passou a fazer parte do grupo de militares que servia ao imperador romano Diocleciano. No entanto, o cavaleiro se incomodava com a perseguição e a opressão que os cristãos sofriam do exército. Jorge então se negou a perseguir os seguidores do cristianismo, revolucionando sua função dentro do exército. Por esse motivo, a mando do imperador, Jorge foi preso e torturado.

Jorge sobreviveu a dois envenenamentos e converteu muitos soldados que vigiavam seu calabouço, para o catolicismo. Com uma ordem direta de Diocleciano, no dia 23 de abril, Jorge foi decapitado. Para homenagear o soldado que morreu em nome do cristianismo, a data de seu assassinato foi escolhida como dia de devoção a São Jorge.

Padroeiro de Portugal e da Catalunha, São Jorge é protetor de soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários. Em sua imagem mais conhecida, São Jorge aparece enfrentando dragões, seus inimigos. No catolicismo, esses dragões são usados como símbolo dos problemas da vida.