São Jorge é celebrado por militares com procissão no Centro da capital
O santo guerreiro é cultuado pela igreja católica e pela igreja ortodoxa

O santo São Jorge foi celebrado no domingo (23) em todo país, mas a tradicional procissão pelas ruas do Centro de Maceió, ocorreu na manhã desta segunda-feira (24).
Por ser padroeiro da Polícia Militar (PM), o santo da Capadócia, tem seu cortejo acompanhado pelos militares, saindo do Quartel Geral até a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres, percorrendo as ruas do Comércio.
São Jorge é um dos santos de maior devoção do Brasil. O santo guerreiro é cultuado pela igreja católica e pela igreja ortodoxa, sendo também canonizado pela igreja anglicana.
Jorge, o cavaleiro nobre, foi decapitado em nome do cristianismo em 23 de abril. A data foi escolhida para homenageá-lo em forma de representar a devoção.
Após a morte de sua mãe, Jorge passou a fazer parte do grupo de militares que servia ao imperador romano Diocleciano. No entanto, o cavaleiro se incomodava com a perseguição e a opressão que os cristãos sofriam do exército. Jorge então se negou a perseguir os seguidores do cristianismo, revolucionando sua função dentro do exército. Por esse motivo, a mando do imperador, Jorge foi preso e torturado.
Jorge sobreviveu a dois envenenamentos e converteu muitos soldados que vigiavam seu calabouço, para o catolicismo. Com uma ordem direta de Diocleciano, no dia 23 de abril, Jorge foi decapitado. Para homenagear o soldado que morreu em nome do cristianismo, a data de seu assassinato foi escolhida como dia de devoção a São Jorge.
Padroeiro de Portugal e da Catalunha, São Jorge é protetor de soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários. Em sua imagem mais conhecida, São Jorge aparece enfrentando dragões, seus inimigos. No catolicismo, esses dragões são usados como símbolo dos problemas da vida.
Últimas notícias

Fabio Costa cobra ações do governo e confronta ministro da Justiça na audiência sobre a PEC da Segurança Pública

Maceió e Arapiraca se destacam em ranking de eficiência da máquina pública

Adolescente é vítima de estupro no bairro da Serraria, em Maceió

Homem é morto a tiros no bairro do Santos Dumont, em Maceió

Carreta tomba no distrito de Luziápolis, em Campo Alegre

Governo de Alagoas investe mais de R$ 24 milhões na construção de duas novas Escolas do Coração
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
