Virose da mosca: saiba como identificar e prevenir a doença
Lavar as mãos, manter sacos de lixo fechados e higienizar bem os alimentos antes do consumo são ações que ajudam a evitar contágio da doença

Com o início da quadra chuvosa, que vai de abril até a primeira quinzena de agosto, o excesso de água em Maceió tem contribuído para o aumento da proliferação de moscas na cidade. Com isso, também se observa um crescimento no índice de diferentes doenças transmitidas ao ser humano por meio de objetos, alimentos e utensílios contaminados pelo contato com esses insetos.
A Doença Diarreica Aguda, popularmente chamada de “virose da mosca”, é um dos exemplos de enfermidades que acometem o ser humano com maior frequência nesse período. Caracterizada, principalmente, por sintomas como diarréia e gastroenterite aguda, a doença dura, em média, de 1 a 5 dias, podendo levar a pessoa, inclusive, a um quadro de desidratação.
O médico infectologista do PAM Salgadinho, Renee de Oliveira, explica que, mesmo sendo uma doença de baixa gravidade e de curta duração, na maior parte dos casos, a “virose da mosca” pode levar a quadros mais complexos a depender da situação imunológica de cada pessoa.
“O mais comum é que, além da diarréia, o paciente apresente náuseas, febre, dor no corpo, vômitos e cólicas abdominais, mas como se trata de uma doença que pode ser causada não só por vírus, mas por qualquer outro microorganismo presente em alimentos, objetos ou água contaminados, o quadro pode se agravar se, aliado a isso, o paciente apresentar frágil sistema imunológico”, detalhou o médico.
O profissional ressalta, ainda, que o termo “virose da mosca” não é tão assertivo, já que a Doença Diarréica Aguda pode ser ocasionada por inúmeras outras razões.
“Virose da mosca não é um termo muito preciso porque pode existir um número grande de possibilidades de contaminação que levam às doenças diarréicas agudas. Bactérias, vírus, protozoários podem ser repassados por infinitas maneiras. A mosca é apenas mais um de vários veículos de contaminação”, explicou o infectologista.
Como se prevenir da “virose da mosca”?
Os cuidados para se proteger contra a doença estão associados, principalmente, aos bons hábitos de higiene diários. O biólogo da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Carlos Fernando Rocha explica, com detalhes, sobre as ações de prevenção.
“Manter os sacos de lixo bem fechados e as mãos sempre limpas, higienizar bem os alimentos antes do consumo, principalmente os crus; colocar telas em ralos e janelas, lavar lixeiros com frequência, usar sempre água filtrada ou clorada são exemplos de hábitos que podemos desenvolver em nosso dia a dia para evitar a transmissibilidade da doença”, disse.
Contraí a Virose da Mosca. E agora?
Caso seja detectado algum dos sintomas relacionados à doença, o maceioense deve procurar a Unidade Básica mais próxima de sua casa ou uma Unidade de Pronto Atendimento para receber a correta assistência. As unidades de saúde da capital funcionam de segunda a sexta-feira e contam com profissionais qualificados para o atendimento e orientação adequada para o caso.
“Uma recomendação importante ao se detectar uma doença diarréica aguda é a intensificação da hidratação oral. A ingestão frequente de líquidos, principalmente de água, auxilia de forma crucial para a rápida recuperação da pessoa acometida pela doença”, concluiu o infectologista Renee de Oliveira.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
