Inicia cadastro para a venda de fogos de artifício no período junino na capital
Cadastro inicia nesta segunda-feira (8) e segue até o dia 19 de maio, no prédio da Semsc, em Jaraguá

Executando um ótimo trabalho desde o mês de dezembro de 2022 na Lagoa Mundaú, o Ecoboat, equipamento que recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e objetos que ficam boiando, agora vai atuar na orla marítima. Os testes, comandados pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), começaram nesta quinta-feira (4), quando o barco realizou uma limpeza na região do Porto de Maceió, em Jaraguá.
O resultado da primeira atuação foi satisfatório. A área percorrida pelo equipamento é comumente atingida pelos materiais carregados através do Riacho Salgadinho, principalmente em dias de chuva. No primeiro momento, diversos itens recicláveis, como garrafas PET e embalagens em geral foram coletados. Além disso, o Ecoboat fez a retirada de um fragmento de geladeira que estava boiando no mar.
De acordo com o superintendente da ALURB, Moacir Teófilo, a extensão do projeto será ainda mais benéfico para a cidade. "Temos acompanhado de perto o trabalho dos Ecoboats na Lagoa Mundaú e o resultado é ótimo. São diversas toneladas de lixo retirados do local desde o início do funcionamento. Sendo assim, estender a prática para a nossa orla marítima irá contribuir, ainda mais, com a limpeza e a preservação das nossas belezas naturais", afirmou.
A princípio, dois Ecoboats serão responsáveis pela limpeza da orla marítima. A depender da necessidade, a ampliação do serviço deve ser realizada. O equipamento, que carrega até três agentes de limpeza, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirada da água.
Atuando na Lagoa Mundaú, somente no mês de março deste ano, foram coletadas mais de 80 toneladas de resíduos descartados de forma irregular.
"Vamos intensificar o combate ao descarte irregular. Já atuamos na orla lagunar e agora iremos atuar na orla marítima com o mesmo objetivo: melhorar a vida do cidadão maceioense e preservar o meio ambiente", completou Teófilo.
Últimas notícias

Ministério Público exige devolução de R$1,3 mi de associação ligada a ex-vereador

Em novo embate, Michelle Bolsonaro chama Renan Filho de ‘Pinóquio de Alagoas’

Com tombo de 60% no lucro, Banco do Brasil tem pior resultado desde 2018

Mulher sai para caminhar e morre ao ser atropelada e arremessada no rio em Santana
Bell Marques passa mal durante corrida em Fortaleza: 'Me recuperando'

Dupla é presa por tentar matar adolescente a tiros em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
