[VÍDEO] Moradores fecham avenida em protesto contra a Braskem no Cambona
A Defesa Civil e o MPF soltaram notas se retratando sobre as reivindações dos populares
![[VÍDEO] Moradores fecham avenida em protesto contra a Braskem no Cambona](https://img.7segundos.com.br/BIM_c3hWpz6FoTGdBHBER3MoqX0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/imagem-2023-05-04-195847964.png)
Nesta quinta-feira (4), moradores fecharam o cruzamento da Avenida Governador Afrânio Lages, no bairro Cambona, durante protesto contra a Braskem.
Segundo apurações, os manifestantes cobram da Braskem o pagamento de indenizações devido ao realocamento de pessoas afetadas pelo afundamento do solo.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que os moradores queimaram pneus para impedir a passagem de veículos na avenida.
A Defesa Civil publicou em nota que "o órgão continua à disposição para ouvir a população e esclarecer possíveis dúvidas".
Confira a nota completa:
A Defesa Civil informa que monitora ininterruptamente as áreas afetadas pelo processo de afundamento do solo, bem como as áreas de borda do Mapa de Linhas e Ações Prioritárias (V4), nos bairros adjacentes, por meio de equipamentos que medem em milímetros a movimentação do solo e por visitas in loco, periodicamente, por meio das vistorias do Comitê Técnico.
Até o momento não foram encontrados dados que culminem na atualização e ampliação do mapa. Nova vistoria foi feita recentemente pelo Comitê Técnico e o relatório deve sair ainda neste primeiro semestre.
O órgão continua à disposição para ouvir a população e esclarecer possíveis dúvidas.
Os Mapas técnicos são elaborados pela Defesa Civil, cabendo ao poder público municipal sua eventual divulgação.
Confira também a nota do MPF sobre o protesto:
Considerando que, nesta quinta-feira (4), moradores do bairro do Bom Parto fecharam vias em Maceió, e justificaram suas ações “para reivindicar que o Ministério Público Federal pressione a Defesa Civil por um novo mapa”, o MPF vem a público prestar alguns esclarecimentos
Desde o primeiro momento, os moradores do Bom Parto e a situação do bairro têm sido acompanhados pelo grupo de trabalho do MPF, em conjunto com DPU e MP/AL, razão por que inúmeras reuniões com moradores foram realizadas e ofícios e recomendações foram expedidas para autoridades públicas e para a Braskem com o objetivo de adoção de providências efetivas para a comunidade;
O “Mapa de Risco”, que aponta a área afetada diretamente pelo afundamento do solo causado pela exploração de sal-gema pela Braskem, é um documento técnico, elaborado por técnicos da Defesa Civil, com apoio da Defesa Civil Nacional e da CPRM;
Por fim, o MPF reitera sua dedicação ao Caso Braskem e a todos os atingidos, e ressalta sua atuação responsável, pautada em muita escuta das comunidades, laudos técnicos, estudos e pesquisa, em busca de soluções e alternativas que tragam resposta e alento às vítimas.
Durante os últimos anos, a comunidade do Bom Parto, assim como lideranças de diversas outras comunidades, foi prontamente atendida pelo MPF, seja em reuniões presenciais ou virtuais, seja em visitas à própria localidade, jamais sendo necessário qualquer ato de fechamento de vias ou outros protestos.
Confira o vídeo:
Últimas notícias

Hospital do Agreste e SMS de Arapiraca ajustam fluxo de regulação

Prefeito Carlos comemora sucesso da 1ª edição do Prefeitura Presente com mais de 3 mil atendimentos em Rio Largo

Homem não resiste às lesões ao cair de telhado de academia em Arapiraca enquanto trabalhava

Carro capota após colisão em cruzamento na Ponta Verde

Família procura por motorista de aplicativo desaparecido em Maceió

MPAL, MPF e MPT inspecionam infraestrutura e funcionamento da Escola Dom Helder Câmara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
