Política

Edital do Conselho Tutelar esquece caso Braskem e mantém eleições para regiões de Bebedouro e Pinheiro

Os dois barros não existem mais por conta do afundamento do solo devido a ação da mineradora

10/05/2023 10h10 - Atualizado em 10/05/2023 11h11
Edital do Conselho Tutelar esquece caso Braskem e mantém eleições para regiões de Bebedouro e Pinheiro
Bairros dizimados pela Braskem - Foto: Print

Marcelo Alves - repórter

Além das discussões sobre a retirada da exigência da conclusão do ensino superior para as candidaturas dos postulantes a conselheiro tutelar, o edital da eleição para o Conselho Tutelar de Maceió traz outro item que chama atenção e causa estranheza. Trata-se do artigo 1º que diz que "o processo de escolha unificado dos membros dos Conselhos Tutelares nas dez Regiões Administrativas da capital alagoana, para o quadriênio 2024/2027". E entre as regiões, estão os bairros do Bebedouro e Pinheiro, que já não possuem mais moradores, exceto alguns poucos que resistem na busca de indenizações compatíveis com os valores exigidos.  

As dez Regiões Administrativas concentram o trabalho dos conselhos e abrangem todos os bairros de Maceió, que estão localizadas no Poço, Vergel, Jacintinho, Cruz das Almas Maceió, Tabuleiro dos Martins, Graciliano Ramos, Benedito Bentes II e Benedito Bentes I. Entre eles, Bebedouro e Pinheiro estão sendo considerados pelo edital para escolha dos conselheiros. E vale ressaltar que cada região é composta por cinco conselheiros tutelares.

Bebedouro e Pinheiro são os dois bairros de Maceió que junto a Mutange e Bom Parto foram afetados com o afundamento do solo e deixaram de existir. A situação foi causada pela extração de sal-gema por parte da Braskem.

Mesmo diante dessa situação, o processo eleitoral segue em andamento. Na última sexta-feira (5), foram encerradas as inscrições. Na segunda-feira (8), teve início a análise dos documentos de registro de candidaturas que segue até a próxima sexta-feira (12). Após essa inspeção, será publicada a lista preliminar dos candidatos habilitados na próxima segunda-feira (15).